Por que minha geladeira vaza o tempo todo?

Escrito por amelia allonsy | Traduzido por gabriela cubayachi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que minha geladeira vaza o tempo todo?
Há vários motivos para uma geladeira vazar o tempo todo (note on the refrigerator iii image by Mykola Velychko from Fotolia.com)

Você depende da sua geladeira para manter os alimentos gelados ou congelados e aumentar a durabilidade deles. Geladeiras podem começar e parar de vazar durante o dia com a função de manter a temperatura que você escolheu. Se perceber que sua geladeira está vazando o tempo inteiro, você já pode ficar preocupado com a conta de energia ou com a necessidade de trocar de geladeira. Isso pode fazer parte da operação normal dela ou um problema maior com alguma das peças.

Outras pessoas estão lendo

Termostato

O termostato monitora a temperatura do interior da sua geladeira. Ele liga e desliga o compressor quando a temperatura interna é menor do que a que você selecionou. Sua geladeira pode vazar constantemente caso tenha escolhido uma temperatura que seja muito baixa para ela manter. Tente selecionar uma temperatura mais alta para ver se isso desliga o compressor. Se desligar, então o problema era simplesmente uma temperatura muito baixa selecionada. Se não desligar, então é provável que seu termostato tenha estragado e precisa ser trocado.

Conteúdo

O conteúdo da sua geladeira colabora para que ela mantenha sua temperatura. O ideal é que sua geladeira esteja 2/3 cheia. Quando ela está cheia, há menos espaço de ar para refrigerar e os alimentos gelados ajudam a manter a mesma temperatura. Se estiver tentando gelar uma caixa de leite, a geladeira pode estar vazando o tempo por tentar gelar o leite e todo ar em volta dele.

Temperatura externa

Se a temperatura externa estiver quente e úmida, sua geladeira precisará trabalhar mais para manter a temperatura interna fria. Isso é um problema normal que é esperado. Você pode ajudar a reduzir a sobrecarga da sua geladeira colocando um ar-condicionado na sua casa para manter o ar em volta dela gelado.

Selo da porta

Geladeiras têm um selo em volta da porta para manter o ar frio dentro e o ar quente fora. Se a porta não estiver vedando corretamente, a sua geladeira pode vazar o tempo todo para manter-se gelada. Em alguns casos, pode ser simplesmente algum alimento bloqueando a porta. Uma porta torta também pode causar esse problema, então você precisará endireitá-la. Se nenhum desses for o motivo, você provavelmente vai precisar trocar a vedação para que sua geladeira volte ao normal.

Idade

Geladeiras novas podem demorar até 24 horas para atingirem uma temperatura interna fria, então você deve esperar que ela vaze constantemente quando ligada pela primeira vez. A mesma coisa acontece com uma geladeira velha que não liga há muito tempo. Você pode ajudar essa situação ao enchê-la com jarras de água para preencher o espaço de ar e manter a parte interna fria.

Uso exagerado

Abrir a porta durante o dia libera o ar frio dentro do cômodo, então sua geladeira trabalhará mais para compensar a mudança de temperatura. Uma boa maneira de reduzir o impacto disso é pensar no que você precisa antes de abrir a porta, assim não vai precisar deixá-la aberta enquanto decide. Se tiver filhos, determine a hora do lanche, assim todo mundo pode pegar o que quiser ao mesmo tempo.

Refrigeração

Se confirmar que o termostato funciona e que não há sujeita acumulada em volta das peças da sua geladeira, então ela pode estar refrigerando pouco. Nesse caso, você precisaria contratar um técnico com certificado de proteção ambiental para conferir os níveis de refrigeração e carregar o sistema.

Compressor

O compressor é responsável pela circulação de gás através da bobina, que cria o ar frio que refrigera sua geladeira. Se mudar a temperatura não fizer sua geladeira parar de vazar, seu termostato pode estar estragado ou pode haver algum problema com o compressor. Se as peças internas do compressor estiverem estragadas, ele pode estar tentando compensar, mas não vai conseguir funcionar direito.

Condensador

Sua geladeira empurra o ar através dos tubos do condensador e dentro dela mesma. Caso acumule sujeira nos tubos ou na bobina, o fluxo de ar que esfria a geladeira ficará bloqueado, fazendo com que ela trabalhe mais para manter-se gelada. Você pode conseguir limpar essas partes, mas em alguns modelos de geladeira, elas não são de fácil acesso, necessitando da presença de um técnico para realizar o trabalho.

Gelo

Se você não tem uma geladeira frost-free, o gelo pode acumular no freezer e bloquear o fluxo de ar frio que mantém tudo gelado. Você pode descongelar seu freezer mudando para uma temperatura maior no termostato. Se houver muito gelo acumulado, você pode acelerar o processo raspando o gelo de dentro com uma ferramenta de plástico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível