Por que meu mini coelho está com chiado?

Escrito por a.g. watson | Traduzido por carina martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que meu mini coelho está com chiado?
Coelhos escondem os sintomas para não se sentirem vulneráveis (rabbit image by Allyson Ricketts from Fotolia.com)

Coelhos podem sofrer de uma variedade de problemas respiratórios, e todos eles devem ser levados a sério. Coelhos tendem a não mostrar sintomas até que estejam muito doentes, porque, na natureza, eles são presas, e sinais de fraqueza instintivamente os fazem mais vulneráveis. Reconhecer mudanças sutis pode fazer uma grande diferença no tratamento e na cura de seu coelho.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas respiratórios

Coelhos com dificuldades respiratórias irão instintivamente demonstrar o mínimo de sinais de fraqueza que puderem. Quanto mais letárgico um coelho estiver, mais grave é sua situação. Dificuldades respiratórias podem se apresentar como falta de apetite, letargia, coriza no focinho e nos olhos, inclinação da cabeça, espirros, chiado e esforço para respirar. Os coelhos regulam sua temperatura corporal através das orelhas, então se um coelho apresenta sinais respiratórios e tem as orelhas muito frias ou muito quentes, isso indicará um quadro mais grave (como febre acompanhada de dificuldade respiratória).

Alergias

Alergênicos no ambiente do coelho podem causar rinite e bronquite crônicas. Eles podem estar em forragem imprópria (de cedro ou pinho, por exemplo) ou em uma gaiola que não é limpa com a frequência necessária. Se a troca da forragem e a limpeza da gaiola não aliviarem os sintomas, seu coelho pode ter uma infecção.

Infecção do trato respiratório superior

A infecção por Pasteurella é o equivalente a um resfriado de coelho. Sinais de infecção respiratória do trato superior incluem corrimento nasal e coriza nos olhos, assim como sinusite e pneumonia. O coelho espirra com frequência. Pode ser uma condição séria e requer isolamento de outros coelhos e tratamento com antibióticos. Se não for tratado, pode levar a infecções no ouvido que causam uma inclinação característica na cabeça do coelho atingido. Diferentemente da natureza viral dos resfriados humanos, os resfriados de coelho são causados por bactérias e é importante que um veterinário identifique o patógeno específico (a pasteurella é a mais comum, mas não a única) para determinar o melhor tratamento.

Infecção do trato respiratório inferior

Um coelho com chiado que não responde à remoção dos alergênicos de seu ambiente pode ter uma infecção do trato respiratório inferior, como pneumonia. Se um coelho apresenta dificuldade para respirar, é uma situação de emergência e o coelho vai precisar de atendimento veterinário, que inclui tratamento com um nebulizador e antibióticos.

Prevenção/Solução

Coloque qualquer coelho que apresente sintomas em quarentena, para evitar que a doença se espalhe, já que muitas formas de doenças respiratórias bacterianas podem ser transmitidas pelo espirro. Aja o mais rápido que puder e esteja consciente do que é um comportamento normal para todos os animais de estimação que tiver. Se um coelho está apresentando sintomas, é porque está muito doente e quase certamente vai precisar de atendimento veterinário.

Manter a gaiola limpa de urina excessiva e usar forragem adequada (como Carefresh ou outro tipo de forragem suave e à base de papel) pode reduzir as chances de alergias respiratórias. Surpreendentemente para muitos, alguns sintomas respiratórios são causados por problemas dentais que passam despercebidos, então cuidar dos dentes de seu coelho pode prevenir infecções respiratórias mais sérias no futuro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível