Como a mitologia grega mudou o nosso mundo?

Escrito por justin wood | Traduzido por mayara leal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como a mitologia grega mudou o nosso mundo?
A deusa grega Atena, em frente ao edifício do Parlamento Austríaco (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A mitologia grega é uma das mais complexas e conhecidas em todo o mundo. Ela se baseia principalmente em conceitos personificadores para formar histórias, na maioria das vezes, de natureza heroica. Muitas dessas histórias são interpretações de virtudes morais, respondendo as perguntas sobre os mistérios de vida e morte, e explicando Deus. Como resultado, a mitologia grega ajudou os povos antigos a criarem uma cultura e rituais, que se assemelham ao que as religiões fazem nos dias de hoje.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Veja como a mitologia grega influenciou vários idiomas. Existem muitas palavras que são etimologicamente ligadas aos mitos gregos. Ao estudar essas conexões começamos a ganhar uma compreensão de como os conceitos e moral foram desenvolvidos e expressados, e o que essas palavras realmente significam. A palavra "cereal", por exemplo, vem da deusa grega da agricultura conhecida como Ceres. A palavra em inglês "tantalize" significa atormentar, e foi formada a partir do mito de Tântalo, que foi condenado por Zeus a uma eternidade de sede e fome, sem nenhuma comida ao seu alcance.

  2. 2

    Tente entender o que a comédia e a tragédia representam. Uma grande parte da mitologia grega é baseada em como o ciclo dramático da vida se assemelha aos padrões da natureza. Na prática de rituais gregos antigos o sacrifício de uma cabra correspondia ao falecimento de um homem-deus. A morte dessa figura levantaria a questão do desespero, refletindo os aspectos solenes dos meses de inverno. A comédia, por outro lado, não é o lamentar de uma vida específica, mas a celebração de toda a vida e a percepção de que ela seja eterna. Como resultado, uma nova integração social emerge, dando espaço para danças processionais e festividades. Esse processo marca o triunfo da primavera sobre o inverno. Em outras palavras, a jornada do herói através da vida, morte e renascimento é, de muitas maneiras, a base do ensino religioso que usamos hoje.

  3. 3

    Compare a mitologia grega a outras histórias religiosas e como elas influenciaram seus sistemas de crenças. Há muitos mitos gregos que influenciaram diretamente as outras religiões. A história de Prometeu, dando o fogo aos seres humanos, pode ser análoga à serpente no Jardim do Éden, dando "conhecimento" para Adão e Eva. Lições de vida são sempre melhor representadas quando feitas alegoricamente, porque a interpretação dessas histórias parece ter um poder muito mais filosófico quando os significados estão implícitos, em vez de explícitos.

  4. 4

    Pesquise sobre como a mitologia grega é uma linguagem universal, expressa através de simbolismo. Estátuas e monumentos de deuses gregos estão dispostos em todo o mundo para expressar alguns valores e ideais fundamentais. Deusas do sexo feminino atuando como patronas- como Columbia nos Estados Unidos, Britânia na Grã-Bretanha e Marianne na França- parecem ter sido influenciadas por Atena, a deusa grega da sabedoria e da justiça.

Dicas & Advertências

  • Não deixe de ler os livros de Joseph Campbell, um dos mitólogos mais influentes do nosso tempo. Em "O Poder do Mito" ele discute os temas gerais da mitologia, tocando em muitos aspectos dos mitos gregos e seus significados, sendo uma ótima forma de iniciar suas leituras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível