O que é moda punk rock

Escrito por abbie rumbach | Traduzido por maria luiza bertoldi bordignon
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é moda punk rock
Moda punk, um visual de confrontação e rebelião, começou em 1970 (punk guy in london image by Jerome Dancette from Fotolia.com)

A moda punk rock, apesar de comum hoje em dia, era incrivelmente controversa quando iniciou nos anos 70. O visual era inspirado em bandas de música punk como The Sex Pistols e The Ramones, que se rotulavam contra autoridade e estabelecimentos. Em contraste a cena musical disco que também era popular no início dos anos 70, punk era considerado agressivo, escuro e contra autoridade. As roupas usadas por membros desse movimento representavam rebelião contra condições sociais atuais.

Outras pessoas estão lendo

Origem

A moda punk começou em Londres no início de 1970 como parte do movimento musical do punk rock. Músicas, de bandas como The Ramones, eram tão anárquicas e agressivas quanto a moda que elas inspiravam. Apesar de tecidos rasgados e desgastados serem comuns hoje em dia, em 1970, eram itens de moda chocante e nunca tinham sido vistos antes. Punks, graças a depressão econômica e condições sociopolíticas da época, iam em brechós comprar roupas e cortavam-nas e, então, usavam alfinetes ou correntes para juntar as peças novamente para criar um visual anti-governo. Adolescentes do início do movimento de moda punk estavam procurando um escape do tédio, e restrições da cultura contemporânea, como desemprego, tensões raciais e sublevação social os inspirou a se rebelar. As escolhas de moda eram um símbolo da insatisfação com as condições sociais atuais.

Elementos comuns

A moda punk é, por natureza, unissex. Elementos comuns são camisetas rasgadas, calças jeans justas, calças de couro, jaquetas de couro com ou sem rebites, botas de motoqueiro, e coturnos da marca Chuck Taylors ou Dr. Martens. Acessórios incluem meia arrastão rasgada, bandanas de spikes e outros itens rebitados, alfinetes, braceletes prateados e muito delineador, usado tanto por homens quanto por mulheres.

Subconjuntos da moda punk

A moda punk tem muitos diferentes subconjuntos. Moda punk no início, por exemplo, era fortemente influenciada pelos desenhos da Vivienne Westwood. Era uma combinação de roqueiros britânicos clássicos e um estilo de moda mais sujo, que acabava sendo confrontativo por natureza. Moda skate punk evoluiu nos anos 80 e tradicionalmente incluiu calças largas ou jeans rasgados. Blusões com capuz e logomarca de skate eram essenciais para esse visual. Tênis como os da marca Vans, Etnies ou Emerica foram comuns na época. Moda punk mais politizada era conhecida como moda crust punk, e envolvia usar calças camufladas, camisetas de bandas populares destruídas e coletes de rebites, junto com adesivos bordados com mensagens políticas e dreadlocks no lugar de cabelos. Horror punk, ou gótico, no qual roupas pretas são usadas e a maquiagem é escura e pesada, é fortemente influenciado pela banda popular dos anos 80, The Misfits.

Piercings e penteados

Apesar de hoje em dia não ser chocante ver alguém com piercing no nariz ou sobrancelha, era surpreendente no início dos anos 70 ver alguém com piercing em qualquer lugar que não fosse nas orelhas. Como um ato deliberadamente chocante, punks frequentemente botavam piercings nos narizes, sobrancelhas, bochechas e lábios. Nos anos 70, ser chocante ou até mesmo ofensivo era objetivo da moda punk e um penteado de vanguarda era essencial para completar o visual. Esses cabelos geralmente incluem moicanos. Eles eram atingidos usando soluções de açúcar e água, sabão, gelatina, cola, spray pra cabelo e gel. Tingir o moicano de verde ou rosa também era comum, assim como raspar várias partes do couro cabeludo.

Moda punk contemporânea

Ironicamente, o movimento de moda punk que tem raízes nas rebeliões anti governamentais se tornou extremamente comercial hoje em dia. Muitos estilistas de moda contemporâneos, como Jean-Paul Gautier, usam elementos punk nas coleções. Apesar das roupas punk serem originalmente feitas a mão, elas foram produzidas em massa e vendidas em lojas de discos e lojas menores de especialidade nos anos 80. Em 1990, a moda punk chegou nos shoppings americanos, na loja Hot Topic.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível