Mais
×

Moda: Tendências para o próximo verão

Tendências internacionais para o verão foram vistas por marcas na SPFW
Frazer Harrison/Getty Images Entertainment/Getty Images

Introdução

Tons metalizados de verde e azul. Coletes estilizados, shorts esportivos de cores neutras ou cítricas. Acessórios próprios para os dias quentes e estampas, muitas estampas nos vestidos, saias ou camisas. Assim, podemos resumir as principais tendências para o próximo verão. A maioria, vista em muitas semanas fashions mundiais, foi levada ao público no maior evento de moda do Brasil, a São Paulo Fashion Week (SPFW), por algumas das maiores marcas do País, como a Ellus, Osklen, Juliana Jabour, Fórum, Ronaldo Fraga e Triton.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Use e abuse dos shorts

Os shorts esportivos é presença garantida no guarda-roupa de nove em cada dez mulheres. Não à toa, foi uma das peças apresentadas no SPFW como tendências para o verão 2013. Marcas renomadas, como Colcci, Ellus e Animale apostam em peças desenhadas com modelagem mais ampla, e principalmente, mais esportivas.

Frazer Harrison/Getty Images Entertainment/Getty Images

Estilos, estampas e cores mais brasileiras

Estilistas famosos, como Ronaldo Fraga, decidiram apostar em uma tendência pouco utilizada entre os grandes nomes da moda: usar em suas criações estampas e um design que remontam a cultura de cada canto do Brasil. Cidades, como Belo Horizonte, Salvador e Belém, contribuíram com suas cores e estilos. A Fórum, por exemplo, usou, em suas estampas, as aves do Pará e os drinques da famosa caipirinha. O estilo segue uma tendência mostrada em outros desfiles mundias, mas, por aqui, a riqueza da nossa multicutulralidade regional foi valorizada.

Evan Agostini/Getty Images Entertainment/Getty Images

Vida longa aos coletes

No mercado da moda, é assim: praticamente tudo que foi usado no passado tende a voltar como tendência no presente. Basta uma nova roupagem e pronto. Peças que marcaram época voltam e se tornam super populares. Um exemplo disso são os coletes. A peça, popular nos anos 80, ganhou novos contornos de marcas, como a Triton e a Fórum. Na nova versão, eles vêm mais coloridos e com lapelas, assim como o da atriz Anne Hathawy.

Sean Gallup/Getty Images Entertainment/Getty Images

Verão com cores cítricas

Às vezes exageradas, as cores cítricas verde-limão, amarelo sol e rosa-choque, foram presenças confirmadas nas passarelas da SPFW e confirmadas como tendências para o próximo verão. As marcas responsáveis por trazer as cores à cena fashion foi a Cavalera, a popular Tufi Duek, a Fórum e a Triton. As cores combinam com quase todos os looks. Isso vale para shorts, vestidos, saias e até blazers. As marcas combinaram as cores em peças tradicionais para os dias quentes de verão, como shorts e camisetas cavadas. Todos os modelos, cabe destacar, de tecidos bem leves e confortáveis.

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

Maquiagem vibrante

Os batons de cores mais vibrantes, como o coral e fúcsia, são algumas das tendências apresentadas na SPFW para o verão e que devem passar a fazer parte dos nécessaires femininos. Especialistas afirmam que, para a próxima estação, vale os batons cremosos, como os apresentados na SPFW pela marca Adriana Degreas, e os mais secos, com menos brilho, como os da Iódice e da Forum. Há ainda os batons com gloss, a exemplo dos apresentados pela marca Juliana Jabour.

Digital Vision/Digital Vision/Getty Images

Um verão mais bronzeado

Foi unanimidade entre as marcas que se apresentaram no SPFW, por exemplo, o blush terracota em versão mais suave. Usaram o produto em suas modelos com a intenção de criar uma leve impressão de pele bronzeada, porém discreta. O segredo da técnica é aplicar logo abaixo das maçãs do rosto, da orelha até o meio da bochecha. Para reforçar o uso do blush terracota, pincele também no alto do nariz.

Clive Brunskill/Getty Images Sport/Getty Images

Abuse do rabo de cavalo

Como nem apenas de roupas funciona a moda, algumas tendências em penteados femininos para o verão foram apresentadas no SPFW. A proposta mais popular e mais apresentada nas passarelas foi o rabo de cavalo baixo. Esse estilo é preso na altura da nuca, em fios chapados, deixando o look mais refinado, assim como este de Victoria Beckham. E o melhor, é simples de ser feito, evoca um ar de sofisticação na mulher e ajuda a fugir do calor.

Frazer Harrison/Getty Images Entertainment/Getty Images

Cabelos com duas texturas

Para as mulheres que desejam inovar no look para festa ou trabalho, as marcas Forum, Fernanda Yamamoto e Osklen trouxeram em seus desfiles alguns penteados interessantes, como usar duas texturas no cabelo. No alto da cabeça, até metade da nuca, usaram um gel ou um mousse para fixar os fios, já no comprimento, da nuca para baixo, abusaram dos fios soltos, sem gel e nem mousse. É uma ótima opção para festas ou mesmo mudar um pouco no trabalho.

Frederick M. Brown/Getty Images Entertainment/Getty Images

Acessórios com mais atitude

Bolsas metalizadas, colares, aneis, brincos e pulseiras de cores mais chamativas e, sobretudo maiores. Essa é a tendência que algumas marcas brasileiras estão criando para o próximo verão no quesito acessórios. Na SPFW, por exemplo, a Ellus e a Osklen trouxeram em seus looks uma combinação entre cores cítricas e acessórios mais ousados. Bolsas prateadas e douradas foram combinadas com vestidos brancos, verdes ou até mesmo amarelo sol. Os colares ganharam designs futurísticos e os brincos tamanhos maiores. Fashionistas afirmam que os assessórios em tamanhos e cores mais destacadas trazem ao look feminino mais atitude, sobretudo nos dias quentes.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Pele iluminada

Maquiadores famosos presentes no SPFW apostaram no hidratante iluminador, na base superfluida e no iluminador para manter a pele sempre iluminada e hidratada. A dica é não apenas uma tendência para o próximo verão, mas uma dica valiosa para manter o visual cintilante mesmo em dias quentes. Os desfiles das marcas Alexandre Herchcovitch, Iódice e Adriana Degreas trouxeram essa tendência em seus looks.