Mais
×

Como fazer um modelo de cérebro humano

Atualizado em 17 abril, 2017

O cérebro é um órgão complexo, que pode ser difícil de entender. No entanto, modelos visuais podem facilitar o processo de aprendizagem, especialmente quando são criados manualmente. Essas simples ideias de modelos de cérebro permitirão que os conceitos fiquem mais concretos e fáceis para os estudantes, além de fornecerem uma oportunidade divertida de aprender.

Um modelo 3D de cérebro ajuda os alunos a entenderem a complexidade do órgão (blue brain image by John Sfondilias from Fotolia.com)

Chapéu de cérebro

Coloque a sua cabeça para pensar com esse chapéu de cérebro. Para usar o produto acabado, para a base, utilize uma tigela, um balão ou outro objeto semelhante ao tamanho da cabeça. Depois de ter escolhido a base, cubra-a com fita adesiva. Cubra-a de novo usando tiras de jornal e papel machê. O papel machê pode ser feito misturando água, sal e farinha branca. A mistura deve ser feita de 1 parte de farinha, 1 parte de água e algumas colheres de sal. Cubra as tiras de jornal na pasta usando os dedos, para retirar bolhas. Faça várias camadas de papel machê de jornal, para garantir que seu produto final fique forte o suficiente, mas lembre-se de deixar cada camada secar completamente, antes de criar uma nova. Quando estiver satisfeito com as camadas e tudo estiver seco, remova o modelo da base. Talvez seja necessário cortar algumas das bordas em excesso, para deixar um bom ajuste para a cabeça. Pinte o chapéu de cérebro para parecer as estruturas de um cérebro real, com as diferentes áreas do córtex cerebral. Use cores diferentes para cada estrutura.

Cérebro de argila

Faça um modelo 3D de cérebro utilizando diferentes cores de argila para indicar diferentes estruturas. Você primeiro deverá imprimir uma imagem ou um diagrama das estruturas que deseja destacar. Por exemplo, pode-se fazer um modelo dos diferentes lóbulos do cérebro. Use o diagrama como guia e decida quais cores serão atribuídas a quais estruturas. Use várias cores de massa de modelar pré-fabricada, para criar cada estrutura, combinando-as para fazer o cérebro inteiro.

Modelo de cérebro assado

Esse cérebro, embora requeira trabalho na cozinha, não é comestível. Combine 1 copo de farinha com 1/4 copo de sal e 1/3 copo de água. A quantidade de água pode ser aumentada para 1/2 copo, se a mistura ficar muito seca depois que os itens forem misturados. Quando a mistura começar a ficar uniforme, jogue um pouco de farinha em uma superfície plana, como uma tábua de cortar ou uma bancada, e comece a amassar a massa. Quando ela ficar moldável, molde as diferentes áreas e estruturas que deseja incluir no seu modelo. Se fez isso em peças separadas, junte-as em um cérebro inteiro, antes de colocar o modelo em uma forma de assar. Insira a forma no forno a 350º C, de 10 a 15 minutos. O cérebro deverá estar marrom quando removê-lo do forno, mas verifique se não queimou. Deixe esfriar, antes de pintar, utilizando diferentes cores para realçar cada estrutura separada.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article