Como saber se estou grávida sem um teste de gravidez

Escrito por christa miller | Traduzido por henry alfred bugalho
Como saber se estou grávida sem um teste de gravidez

Conheça os primeiros sinais de uma gestação

Getty Images

Você está tentando engravidar e mal consegue esperar fazer um teste para saber se teve sucesso neste mês? Talvez você esteja se perguntando se há algum modo de saber se você está grávida antes que o teste de gravidez de farmácia possa indicar a cruzinha rosa. Alguns sintomas podem indicar um começo de gravidez antes mesmo que testes sejam capazes de confirmar a gestação. Na verdade, contudo, nada pode provar que uma mulher está grávida até que um exame de sangue, ultrassom ou outro exame médico confirme.

Outras pessoas estão lendo

Seios doloridos

Algumas mulheres sentem os seios doloridos duas semanas depois da concepção. Os seios coçam, ficam doloridos, cheios ou pesados como resultado das mudanças hormonais que ocorrem durante a gravidez.

Fadiga

O hormônio progesterona vai às nuvens no começo da gravidez, fazendo com que muitas mulheres sintam fadiga desde o começo da gestação. Além do aumento nos níveis de progesterona, a pressão sanguínea da futura mamãe e os níveis de açúcar e de produção de sangue aumentam. Combinados, esses elementos podem fazer com que a mulher fique muito sonolenta.

Constipação

Níveis de progesterona de gestação podem fazer com que a comida passe através dos intestinos da mulher mais lentamente do que o normal. O aumento no volume de sangue também faz com que ela fique desidratada se não beber água suficiente para controlar esse aumento.

Dores de cabeça

Os hormônios da gravidez aumentam a circulação sanguínea. Essa elevação pode fazer com que a mulher tenha frequentes dores de cabeça leves.

Náusea

Apesar de serem chamadas frequentemente de "enjoo matinal", as náuseas relacionadas ao começo da gravidez podem ocorrer a qualquer hora do dia. Algumas mulheres não têm náusea alguma, outras constantemente sentem leves enjoos além de ocasional vontade de vomitar. De vez em quando, a mulher pode sentir uma náusea tão severa que pode ficar desidratada e/ou mal nutrida. Outros indícios de gravidez são mudanças no olfato e no paladar.

Fraqueza ou tontura

Durante a gravidez, os vasos sanguíneos se dilatam e a pressão arterial pode cair. Isso pode fazer com que a mulher sinta fraqueza ou tontura repentinas. O açúcar baixo no sangue pode fazer com que a mulher se sinta fraca. Como o volume de sangue dobra e os níveis hormonais disparam durante a gravidez, não é incomum se sentir "fora do ar".

Micção frequente

Durante o começo da gravidez, assim que o embrião é implantado no útero, um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana (hCG) é produzido. Esse hormônio é também conhecido por estimular urinação frequente. Uma mulher no começo da gravidez pode sentir necessidade de usar o banheiro ao longo do dia mesmo sem ter muita urina para eliminar.

Ausência de menstruação

Ao deixar de menstruar, muitas mulheres já começam a suspeitar de que estão grávidas. Enquanto não menstruar possa ser um sintoma empolgante (ou assustador), também pode ser causado por fatores como estresse associado à espera para descobrir se está grávida. Algumas mulheres confundem o sangramento do começo da gravidez com uma menstruação, mas esse sangramento ocorre alguns dias depois da implantação, não quando a menstruação deveria ocorrer.

Advertências sobre sinais iniciais de gravidez

Todos esses sintomas podem ser ou não sinais de que você está grávida. Muitos deles são apenas indícios de que você está para menstruar ou de que está doente. Por outro lado, algumas mulheres engravidam e não sentem nenhum sintoma forte nem se dão conta de que estão grávidas até que passem alguns meses. Se um ou todos esses sintomas se aplicam a seu caso, contudo, você pode realizar um teste de gravidez de farmácia.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media