×
Loading ...

Como um moinho de água gera energia?

Atualizado em 17 abril, 2017

Moinhos de água, ajudam fazendas que seriam terras áridas. Eles extraem água debaixo da superfície terrestre, convertendo a energia do vento em movimentos rotatórios que ativam diretamente um movimento de bombeamento.

Moinho de água norte-americano (old water mill image by FotoWorx from Fotolia.com)

História

Moinhos eram usados para propósitos práticos pelos persas ainda no século nove, mais tarde se popularizaram pela Europa para moer grãos e bombear água. Muitos dos moinhos usados na Holanda antiga ajudaram a manter um sistema de represas. Moinhos de água tornaram o cultivo possível em grandes áreas dos Estados Unidos e Canadá. Eles ainda são comuns, especialmente em áreas que não possuem energia elétrica.

Loading...

Moinhos de vento vs turbinas de vento vs geradores eólicos

Enquanto turbinas e geradores eólicos convertem energia do vento em eletricidade, o moinho usa a energia rotatória de suas velas para moer grãos, bombear água ou serrar madeira.

Turbina eólica moderna (Wind Turbine image by Towards Ithaca from Fotolia.com)

Como um moinho de água funciona

O mecanismo dos moinhos de água modernos quase não mudou desde a década de 1890. A energia rotatória das pás é convertida em um movimento de sobe-e-desce, levantando e abaixando uma haste de bombeio em um cano abaixo da superfície terrestre. Duas válvulas, uma na haste de bombeio móvel e outra na base do cano, abrem e fecham suscetivamente enquanto a haste se move para cima e para baixo. Esse mecanismo não exige o alto poder de sucção de bombas acima da terra, pois ele eleva uma crescente coluna de água de baixo da terra até derramar em um tanque de armazenamento.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...