Mais
×

Como fazer um molde para balas de chumbo

Atualizado em 17 abril, 2017

Um fã de armas antigas provavelmente vai querer ter suas próprias balas de chumbo, assim como os soldados do século XVIII faziam. Alguns moldes de aço e alumínio encontram-se disponíveis em fabricantes como Lee, mas esses são menos autênticos (e muito mais caros) que um simples molde de gesso. Como gesso não é caro, você pode criar quantos moldes quiser.

Instruções

Como fazer balas de chumbo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Espalhe óleo ou vaselina pela bala (se for de metal ou massa modelável).

  2. Retire a tampa da caixa de leite de forma que reste uma caixa sem tampa. Se você está fazendo um molde para um única bala, uma caixa pequena é suficiente. Se estiver fazendo molde para duas ou mais balas, use uma caixa maior (um litro) e corte de forma que fique cerca de 10 centímetros de altura. Misture o gesso na proporção de 1:1 e encha a caixa até a metade.

  3. Pressione a bala até a metade do gesso, de forma que encoste no outro lado da caixa. Se forem vários moldes, deixe cerca de 1 cm entre cada bala. Deixe o gesso secar ou coloque no forno até secar, de acordo com as instruções do fabricante (veja o passo 9 para outras formas).

  4. Derreta um pouco de cera (cera de vela comum serve) em uma panela. Espalhe a cera levemente no gesso endurecido e na bala. Isso permitirá que as duas partes do molde se separem facilmente.

  5. Misture mais gesso e preencha a outra metade da caixa, cobrindo as balas. Deixe secar ou coloque no forno até secar, de acordo com as instruções do fabricante.

  6. Rasgue a caixa de leite e, antes de separar as duas metades do molde, grave ou desenhe marcas que lhe permitam saber perfeitamente como as metades se encaixam. Separe as duas partes e remova as balas.

  7. Encaixe as duas metades e prenda-as com o gancho. Pode ser que você precise alargar um pouco mais os buracos para derramar o chumbo.

  8. Anexe uma dobradiça e um gancho, se quiser, nas duas partes do molde. Use pequenos pregos e brocas para que não rache o gesso.

  9. Coloque uma bala a 1/4 de distância de um dos lados da caixa e faça como mencionado acima. Quando as metades estiverem secas, encaixe-as e fure até a linha de junção (a mais próxima da cavidade) com uma broca de 7,5 cm até chegar à cavidade. Alargue o buraco um pouco, com uma broca maior para facilitar despejar o chumbo. Você terá que retirar o excesso de chumbo das balas prontas.

Dicas

  • Como os materiais são baratos, você pode optar por fazer dois moldes por vez.
  • Sua bala não ficará perfeitamente esférica; pode ser que fique um pouco achatada no lado em que foi derramado o chumbo. Lime o excesso com uma limeira de aço.
  • Um molde de gesso bom deve servir para ser usado doze vezes, antes que você perceba que começa a brilhar, com o excesso de chumbo que vai se acumulando no molde. Descarte o molde e faça outro.

O que você precisa

  • Gesso
  • Óleo vegetal ou vaselina
  • Uma bala original para molde
  • Cera
  • Furadeira com várias brocas
  • Caixa de leite pequena (para um molde)
  • Caixa de leite grande (para vários moldes)
  • Gancho
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article