×
Loading ...

O que é uma moldura narrativa?

Atualizado em 21 novembro, 2016

A moldura narrativa é uma técnica de escrever que pode ser usada em obras de ficção, como contos e romances. Aprenda a respeito da definição desses termos e descubra como você pode aplicar a técnica à sua própria escrita criativa. Descubra quais os escritores famosos que praticaram a técnica da moldura narrativa nos seus romances, para aumentar a sua compreensão.

Aprenda como praticar a moldura narrativa na sua escrita ficcional (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

O que é uma moldura narrativa?

Uma moldura narrativa é uma história dentro de uma história, que usa uma para emoldurar a outra. Para que isso funcione, é necessário que seja um dos personagens na moldura narrativa a contar a história. Ao usar essa técnica na escrita ficcional, o autor pode incluir uma única história incorporada ou incorporar várias.

Loading...

Importância do personagem e do argumento

Usar uma moldura narrativa afeta o argumento da história; é preciso que haja uma razão crível para que o personagem em questão comece a contar a história. Por causa disso, a história deve ser relacionada ao personagem narrador de algum modo. Um exemplo de relacionar os dois é um personagem contando uma história de algo que aconteceu a ele no passado. O escritor também precisa criar um cenário no qual o personagem tenha a oportunidade de contar a história.

Variações

Em vez de usar apenas um personagem para narrar a história, um argumento pode incorporar vários personagens diferentes, cada um contando ou uma parte da história ou suas próprias histórias separadas. Outra maneira de variar é fazer com que o foco principal do conto ou do romance alterne entre a moldura narrativa e a história narrada. A técnica pode ser usada para construir a maior parte do trabalho, ou para apresentar ou emoldurar a história.

Romances que incluem uma moldura narrativa

Muitos autores famosos usaram a técnica da moldura narrativa em suas obras de ficção. A Sociedade Internacional para o Estudo da Narrativa recomenda ler "O morro dos ventos uivantes", de Emily Bronte, romance no qual a história é contada por um único personagem e constitui a maior parte do livro. "Os contos de Canterbury", de Chaucer, é outro livro que exemplifica uma história que incorpora a moldura narrativa, embora sejam usados vários personagens, cada um narrando a sua própria história. Na literatura brasileira, o exemplo mais notável de moldura narrativa é o romance de Machado de Assis, "Memórias póstumas de Brás Cubas", em que o narrador conta, depois de morto, a história da sua vida.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...