Monumentos a Karl Marx

Escrito por skip davis | Traduzido por augusto morgante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Monumentos a Karl Marx
Karl Marx é considerado o pai do comunismo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

O criador do marxismo foi Karl Marx, um filósofo alemão que viveu de 1818 a 1883. As filosofias marxistas, que giram em torno da luta de classes sociais, foram a base para a formação de países comunistas no século XX, como a União Soviética, a Alemanha Oriental e a República Popular da China. A maioria dos monumentos a Karl Marx está em países que em algum momento estiveram sob domínio comunista, o que inclui a Rússia e a parte oriental da Alemanha.

Outras pessoas estão lendo

Moscou

Localizado na praça Teatralnaya de Moscou, o Monumento a Karl Marx é uma estátua de 200 toneladas em frente ao Teatro Bolshoi. Ele foi concluído em 1961. A representação de Karl Marx fica no topo dele e o mostra do peito para cima. A inscrição "Trabalhadores do mundo - uni-vos!" encontra-se na base do monumento, e estão escritas em russo. Vladimir Lenin, líder do partido bolchevique na década de 1920, foi o responsável pela concepção da estátua.

Berlim

Berlim desempenhou um papel importante na vida de Marx; como aluno, ele frequentava a Universidade de Berlim. Atualmente, uma estátua com o dobro do tamanho real - isto é, duas vezes o tamanho de uma pessoa de estatura mediana - localiza-se na área do Forum Marx-Engels, na praça Alexanderplatz. No local, Marx está sentado e próximo a ele está Friedrich Engels, um companheiro socialista, que colaborou com Marx em trabalhos literários e na agenda comunista.

Chemnitz

A cidade de Chemnitz, na Alemanha, apresenta um monumento a Karl Marx de 7 metros no coração do centro da cidade. Nele se destaca um busto de granito da cabeça da Karl Marx. As paredes da construção atrás dele apresentam a inscrição "Trabalhadores do mundo, uni-vos!" em quatro idiomas diferentes – alemão, francês, inglês e russo. A influência de Marx em Chemnitz foi tão grande que, em 1953, a cidade foi renomeada Karl-Marx-Stadt até a reunificação das Alemanhas Oriental e Ocidental em 1990.

Leipzig

A Universidade de Leipzig, na Alemanha, abriga um memorial a Karl Marx de 33 toneladas. Ele apresenta uma montagem feita em pedra de trabalhadores alemães em estado de servidão e uma representação do rosto de Karl Marx. De 1953 a 1991, a Universidade de Leipzig era chamada de Universidade Marx, em homenagem ao pai do comunismo. Depois da queda do muro de Berlim, ela foi renomeada e o monumento, retirado por 17 anos. Em 2008, ele foi reinstalado.

O túmulo de Karl Marx

O local de descanso final de Karl Marx é no cemitério Highgate, com 37 hectares, localizado no norte de Londres. O lugar do túmulo de Marx encontra-se marcado com um busto dele no topo da lápide. Ele foi enterrado neste cemitério logo após seu falecimento em 1883. A lápide apresenta a inscrição "Trabalhadores do mundo, uni-vos". Os turistas podem visitar o túmulo gratuitamente; o cemitério fica aberto ao longo do ano inteiro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível