Educação e ciência

Movimentos do sol, da Lua e da Terra

Escrito por alane michaelson | Traduzido por beatriz palma
Movimentos do sol, da Lua e da Terra

O fenômeno no qual a Terra, o sol e a Lua se alinham é chamado de eclipse. Os eclipses são visíveis na Terra apenas em lugares e momentos específicos

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O Sistema Solar consiste em oito planetas e cinco planetas anões girando ao redor da estrela mais próxima, o sol. A gravidade massiva do sol é o que mantém o Sistema Solar unido. Rastrear os movimentos da Terra e da Lua pode ser um passatempo ou parte de uma pesquisa científica sobre a forma como o Sistema Solar funciona.

Outras pessoas estão lendo

O sol

O sol é uma estrela gigante, composta por um gás muito quente alimentado por reações nucleares. Ele é a estrela mais próxima da Terra, sendo uma das muitas estrelas existentes na nossa galáxia, a Via Láctea. Uma galáxia é uma coleção massiva de estrelas, planetas e outros materiais que ficam juntos devido à gravidade. O sol se move em uma órbita circular ao redor do centro da Via Láctea, viajando a cerca de 220 km/s. Mesmo a essa velocidade enorme, leva 230 milhões de anos para completar uma volta ao redor do centro da galáxia.

A Terra

A Terra é o terceiro planeta mais próximo do sol, orbitando-o a uma distância de aproximadamente 149 milhões de quilômetros. A Terra gira incessantemente ao redor do seu eixo, levando um dia para completar cada volta. Esse percurso é o que causa nosso ciclo de dias e noites. Nosso planeta está constantemente viajando ao redor do sol em uma órbita oval e levamos um ano para completar uma volta. Como a órbita não é um círculo perfeito, às vezes a Terra encontra-se mais próxima ou mais distante do sol, o que deixa o planeta mais frio ou mais quente. Esse fato, combinado com a inclinação do eixo da Terra, é responsável pelas estações do ano.

A Lua

A Lua é o satélite natural da Terra, o que significa que ela gira ao redor do planeta da mesma forma que nós giramos ao redor do sol. A Lua está a aproximadamente 384 mil quilômetros da Terra e leva cerca de 27 dias para completar uma viagem ao redor do nosso planeta. Ela gira em torno do seu próprio eixo durante o mesmo tempo que leva para completar uma volta ao redor da Terra. Dessa forma, o lado da Lua voltado para a Terra é sempre o mesmo. A viagem do satélite ao redor do planeta influencia nas marés e causa eclipses, quando acontecem alinhamentos específicos entre a Terra, o Sol e a Lua.

Outros planetas

Os outros planetas principais do Sistema Solar são Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Mercúrio leva 88 dias terrestres para viajar ao redor do sol, enquanto que Vênus leva 226. Esses são os únicos planetas com anos mais curtos que o da Terra. Marte precisa de 694 dias terrestres para dar uma volta no sol; Júpiter leva cerca de 12 anos; Saturno, cerca de 30 anos; Urano completa uma volta em 84 anos e Netuno leva mais de 164 anos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media