Como usar muletas

Escrito por lori newell | Traduzido por elcio borges gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar muletas
Existem formas certas e erradas no uso das muletas (Crutches image by Megan van Dyck from Fotolia.com)

Se você tiver uma lesão em um dos membros inferiores, poderá precisar de muletas para se locomover. Embora seja mais comum o uso de duas muletas de apoio, há momentos em que o seu médico ou fisioterapeuta talvez recomende o uso de apenas uma. Além disso, se você estiver usando duas muletas é mais seguro usar apenas uma ao descer escadas. Existem formas certas e erradas no uso das muletas, especialmente quando se utiliza apenas uma. Abaixo estão algumas dicas.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Ajuste da altura correta

  1. 1

    Antes de usar sua muleta, veja se ela está ajustada à altura correta. Fique em pé e coloque a muleta debaixo do braço. Deve haver um espaço de dois ou três dedos entre o topo da muleta e sua axila.

  2. 2

    Confira depois o apoio de mão. Deixe o seu braço pendurado, relaxado. O apoio de mão deve estar na mesma altura que o seu pulso. Isto significa que seu pulso e cotovelo devem estar ligeiramente flexionados ao colocar a mão no apoio. Isso impede que você trave o punho ou cotovelo ao usar a muleta.

  3. 3

    Apoie seu peso com as mãos. Você não deve tentar manter seu peso corporal nas suas axilas, ou poderá causar danos aos nervos.

    Tome cuidado com as escadas

  1. 1

    Tenha cuidado ao subir e descer escadas. Se você estiver usando duas muletas, terá que aprender como subir e descer escadas usando apenas uma. Usar duas muletas em escadas, especialmente em descidas, é muito perigoso. Fique próximo ao corrimão da escada e com o pé não afetado do lado do corrimão, apoiando-se nele. Coloque a muleta debaixo do braço do lado afetado.

  2. 2

    Para subir escadas, mantenha a muleta no chão. Apoie-se na muleta e no corrimão e levante-se para o primeiro degrau, apoiando-se no lado não afetado. Então, traga a muleta até o degrau em que você está. Continue até o resto da escada, levantando-se com a ajuda do corrimão e, em seguida, trazendo a muleta.

  3. 3

    Para descer, coloque a muleta no degrau abaixo de você. Apoie-se na muleta e no corrimão e cuidadosamente abaixe-se para próximo degrau, apoiando-se no lado não afetado. Continue descendo o resto dos degraus, colocando a muleta primeiro e descendo em seguida.

    Levantar-se e sentar-se corretamente em uma cadeira

  1. 1

    Levante-se com segurança. Coloque a muleta na mão do lado afetado e use o apoio de mão. Deslize até a beirada da cadeira, pois assim é mais fácil se erguer.

  2. 2

    Incline-se para frente a partir dos quadris, mantendo as costas retas. Coloque a outra mão sobre o braço da cadeira. Apoie-se no braço da cadeira, no apoio de mão da muleta e no seu pé não afetado, para se erguer.

  3. 3

    Para se sentar, fique de costas para a cadeira até que você possa sentir o assento da cadeira na parte de trás de seus joelhos. Segure o apoio de mão, com a muleta do lado afetado. Incline as nádegas para trás e apoie-se no braço da cadeira.

  4. 4

    Use o apoio de mão da muleta e o braço da cadeira para lentamente abaixar-se na beirada da cadeira, acomodando-se depois. Não se jogue na cadeira, pois poderia machucar as costas ou causar outros ferimentos.

  5. 5

    Esse processo também deve ser usado para se deitar e levantar da cama.

    Andar com uma muleta

  1. 1

    Ao caminhar com apenas uma muleta, segure a muleta no lado oposto ao da perna afetada. É comum querer usar a muleta do lado lesado, mas isso só faz com que você se incline e coloque mais pressão sobre a lesão.

  2. 2

    Ao caminhar, acompanhe com a muleta os passos do lado afetado. A muleta e seu pé devem bater no chão ao mesmo tempo. Em seguida, dê um passo com a perna não afetada.

  3. 3

    Segurar a muleta do lado oposto lhe permite tirar o peso do lado lesionado e ter melhor apoio ao andar.

    Considerações

  1. 1

    Se você é novo no uso de muletas, veja se o seu médico ou fisioterapeuta pode mostrar como usá-las corretamente. Você pode piorar sua lesão e até mesmo criar novas se usá-las de forma incorreta.

  2. 2

    Quando estiver aprendendo, é bom ter alguém por perto, especialmente ao subir e descer escadas ou ao sentar-se. Acostumar às muletas e seu uso pode levar algum tempo.

  3. 3

    Os parafusos de suas muletas podem se afrouxar com o tempo. Verifique-os constantemente para garantir que estejam apertados. Retire os tapetes, mantenha seu piso limpo e livre e enxugue imediatamente os líquidos derramados para evitar quedas.

Dicas & Advertências

  • Procure sempre um profissional da área médica para lhe ensinar a usar sua muleta e ajustá-la corretamente.
  • Evite o aconselhamento de profissionais não-médicos. Diferentes lesões e condições podem exigir diferentes instruções quanto ao uso da muleta. Não há duas lesões que possam ser tratadas da mesma forma.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível