Músculos que ginastas utilizam

Escrito por lynne shaw | Traduzido por luiz afonso de oliveira moura santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Músculos que ginastas utilizam
Ginastas utilizam os abdutores do quadril para manter as pernas abertas (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

É fácil acreditar que os ginastas utilizem todos músculos do corpo. Eles pulam, saltam, rolam, giram e se sustentam sobre as mãos. Não apenas utilizam todos músculos, como também os usam de todas as maneiras possíveis. Pode-se visualizar os principais músculos utilizados por ginastas em seu movimento universal; o mortal para trás. As muitas posições e o movimento do corpo para executar o mortal para trás são também repetidos em outras modalidades.

Outras pessoas estão lendo

Pernas

Durante a decolagem do mortal e o pouso, o quadríceps e os músculos dos glúteos exercem a maior força. Os músculos do quadríceps são chamados de vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio e reto femoral. O principal músculo das nádegas é chamado de glúteo máximo. Os músculos que mantêm as pernas juntas durante o movimento são o adutor longo, adutor magno, grácil, pectíneo e adutor mínimo. Os principais músculos da panturrilha que os ginastas utilizam para pular e se inclinar são o gastrocnêmio, o sóleo, o fibular longo, o extensor longo dos dedos, o fibular terceiro, o flexor longo dos dedos e o tibial anterior e posterior.

Tronco

Os músculos abdominais e pélvicos são usados em todos os movimentos de um ginasta. No mortal para trás, contraem para empurrar as pernas e a pelve sobre o corpo. Essa contração abdominal e a flexão do quadril também são usadas na rotina do ginasta. Os músculos abdominais são chamados de reto abdominal, transverso abdominal, oblíquo externo e oblíquo interno. Outros músculos pélvicos-chave são o psoas maior e o psoas menor, iliopsoas e ilíaco. O movimento oposto, que eleva o tronco para ficar de pé, usa os músculos da coluna lombar, da pelve e das pernas. Eles são chamados de eretor da espinha, glúteo máximo, semitendíneo, bíceps femoral e semimembranáceo. Alguns desses músculos já foram denominados neste artigo, pois possuem múltiplas funções.

Braços, peito e costas

Os músculos dos braços, do peito e das costas trabalham em conjunto, para se auxiliarem e se oporem. Eles são solicitados em mortais de costas, para sair da posição de sobre as mãos e para empurrar o chão. Esse movimento é repetido na rotina do ginasta. Os principais músculos usados na parte média e na superior das costas são chamados de trapézio, latiíssimo do dorso, infraespinhal, supraespinhal, subescapular, redondo menor, redondo maior, romboide maior e elevador da escápula. Os músculos em cooperação do peito e dos ombros são o serrátil anterior, peitoral maior e menor e deltoide anterior, medial e posterior. Os músculos do braço que auxiliam no movimento são o tríceps, o bíceps e o coracobraquial.

Outros

Os músculos do antebraço e do pescoço também têm um papel especial, sendo que o corpo segue a cabeça e o pescoço a movimenta. Os antebraços de um ginasta precisam ser fortes o suficiente para agarrarem e para suportarem o peso corporal. Os músculos do pescoço usados na ginástica são o esternocleidomastoideo, o escaleno, o semiespinhal da cabeça e o espinhal da cabeça. Os músculos do antebraço são o supinador, o pronador redondo, o braquioradial, o flexor radial do carpo, o palmar longo, o flexor ulnar do carpo, o extensor radial do carpo longo, o extensor radial do carpo curto, o extensor dos dedos, o extensor ulnar do carpo e o pronador quadrado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível