×
Loading ...

Músculos motores primários das extremidades inferiores

Atualizado em 10 maio, 2017

Seu corpo tem dois tipos primários de músculos que trabalham juntos para lhe ajudar a se movimentar: motores primários e estabilizadores. Os motores primários são músculos que realizam a maioria do trabalho de mover as partes do seu corpo. Os estabilizadores ficam mais próximos de suas articulações e mantêm seu corpo alinhado durante o movimento. Você pode ver e tocar facilmente os músculos motores primários nas suas extremidades inferiores.

Seus músculos motores primários movimentam seu corpo enquanto que os estabilizadores mantêm sua postura alinhada (run legs image by jimcox40 from Fotolia.com)

Complexo dos glúteos

O complexo dos glúteos, ou músculos das nádegas, são compostos do glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo. O glúteo máximo é o primeiro motor para a extensão do quadril, rotação externa do quadril e abdutor, ou para mover a perna para longe do centro do corpo. É o músculo grande que você pode ver nos glúteos.

O glúteo médio e mínimo são também motores primários que trabalham juntos para ajudar as pernas e glúteo máximo a mover a perna para longe do corpo. Eles também rotacionam internamente sua coxa quando você estende seu quadril e rotacionam externamente sua coxa quando você flexiona o quadril. De acordo com Cook, esses dois músculos atuam como estabilizadores que ajudam os músculos pélvicos mais profundos sob eles a manter a postura quando estamos de pé, caminhando ou subindo escadas.

Loading...

Quadríceps

Seus quadríceps consistem de quatro músculos que compõem os músculos da parte da frente de suas coxas: reto femoral, vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio. O reto femoral é o músculo em forma de gota que você vê na coxa e que cobre a maior parte dos outros três músculos. O vasto lateral se localiza na direção da coxa externa, enquanto que o vasto medial se localiza na direção da coxa interna. O vasto intermédio fica entre o vasto lateral e o médio e sob o reto femoral. Esses quatro motores primários trabalham juntos para flexionar e estender a articulação do joelho e produzir força durante uma corrida, pulo para cima e para a frente, assim como durante saltos. Eles também trabalham com os músculos posteriores das coxas e com os músculos do quadril para absorver um pouco do choque nas pernas quando você aterrissa sobre seus pés depois de um pulo.

Iliopsoas

Seu Iliopsoas é um grupo de músculos motores dos flexores dos quadris que flexionam a articulação do quadril quando você traz o joelho para mais perto de seu peito. É composto pelo psoas maior, psoas menor, e ilíaco. O psoas maior vai da sua lombar, ou parte inferior da coluna, até a parte superior do osso da coxa, ou fêmur. O psoas menor vai da última vértebra da parte superior da coluna, também chamada de torácica, e a primeira vértebra de sua coluna lombar, até sua fáscia ilíaca, que é um tecido conectivo que prende o músculo à parte da frente da pélvis inferior. O ilíaco vai da parte de cima da parte frontal de sua pélvis até o fêmur superior.

De acordo com Anthony Carey, dono do Function First de San Diego, nos Estados Unidos, esse grupo muscular frequentemente fica muito tenso quando passamos muito tempo na posição sentada e devido a uma má postura. Isso faz com que os músculos puxem a parte inferior da sua coluna constantemente, causando dor na parte inferior das cosas e rigidez no quadril.

Panturrilha

As panturrilhas, ou gémeos, são os principais músculos na perna inferior. Eles movem seu pé para baixo, movimento conhecido como flexão plantar, apontando seus dedos dos pés para longe do corpo. Eles também controlam o quão rapidamente você realiza a flexão dorsal, ou apontar os dedos dos pés na sua direção, opondo as ações de seus músculos tibiais, que ficam na parte da frente de sua perna inferior.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...