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Como neutralizar o oxalato na dieta

Atualizado em 13 abril, 2018

Oxalato é uma molécula que existe naturalmente e está presente em muitas plantas, também ocorrendo naturalmente no corpo humano. Para aqueles com excesso dele em seu corpo, existe a possibilidade de sentir dores. Problemas como pedras nos rins, intolerância à lactose, osteoporose ou vulvodínia podem ocorrer quando há um acúmulo de oxalato. Mudanças na dieta podem neutralizar esta substância.

Instruções

Beber muita água neutraliza efetivamente o oxalato (Pouring water on a glass - isolated image by rgbspace from Fotolia.com)
  1. Elimine os alimentos compostos em sua maior parte por oxalato. Estes alimentos incluem espinafre (o que tem a maior concentração), beterraba, chocolate, chá preto, frutos secos, quiabo, salsa e farelo de trigo.

  2. Reduza o consumo de outros alimentos naturalmente ricos em oxalato, como: outras plantas de folhas verde escuro, aipo, pimentões, morangos, aspargos, uvas, refrigerante, sal, grandes quantidades de carne e vitamina C.

  3. Aumente a quantidade de cálcio em sua dieta, o que vai neutralizar o oxalato. Alimentos ricos em cálcio incluem brócolis, peixes e alimentos fortificados com cálcio, como o suco de laranja.

  4. Aumentar a quantidade de vitamina D para ajudar na absorção do cálcio, especialmente se você não possui quantidade suficiente de vitamina D por falta de exposição à luz solar. Alimentos ricos nesta vitamina são ovos e fígado.

  5. Limite a quantidade de produtos de soja na sua dieta. Alguns pesquisadores afirmam que ela interfere na absorção de cálcio.

  6. Beba muita água. Ela irá diluir as taxas de oxalato em seu corpo.

Dicas

  • Se você toma suplementos alimentares com cálcio, tome-os junto com as refeições para aumentar a absorção.
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