Por que uma nota promissória é importante entre amigos e família?

Escrito por julie davoren Google | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que uma nota promissória é importante entre amigos e família?
Por que uma nota promissória é importante entre amigos e família (money image by Bradlee Mauer from Fotolia.com)

De acordo com o editor senior da revista Money, Walter Undergrave, emprestar dinheiro a parentes pode complicar as relações familiares e pode levar a sentimentos feridos e ressentimentos. Independentemente do tipo de especialista que você escolher, o conselho é o mesmo: evite emprestar dinheiro para família e amigos. Se você precisar emprestar para eles, evite mal-entendidos e proteja-se com uma nota promissória que afirme claramente as estipulações do empréstimo.

Outras pessoas estão lendo

Função

Enquanto uma nota promissória para um pequeno empréstimo a um parente ou um amigo pode parecer um esforço exagerado, a assinatura do devedor sobre as notas promissórias é a sua paz de espírito que o devedor entenda suas expectativas em torno do empréstimo. Liz Pulliam Weston, do MSN Money, aconselha a deixar claro que você espera ser pago de volta particularmente se os empréstimos anteriores, inadvertidamente ou não, se transformaram em presentes.

Tipos

Os empréstimos pessoais entre os membros da família e amigos são normalmente pequenos, e uma simples nota pode ser tudo o que você precisa. A nota simples indica o montante do empréstimo e a data em que você espera ser pago de volta. Se deseja solicitar o reembolso em qualquer momento, você poderia usar uma nota promissória de demanda. Naturalmente, o seu membro da família ou amigos pode não estar confortável com notas promissórias de demanda porque ele pode não estar preparado para pagar em sua demanda. Para empréstimos maiores, você pode optar por receber do seu parente ou amigo o pagamento em pequenas parcelas gerenciáveis em certos intervalos - nesse caso, você usaria uma nota promissória de parcela.

Considerações

A CNN Money Magazine adverte que você só deve emprestar dinheiro se estiver preparado para perder o dinheiro. Ao emprestar dinheiro para a família e amigos, considere a história do mutuário. Se o seu familiar ou amigo tem um histórico de empréstimo, mas não paga, espere os mesmos resultados novamente. Se você estiver emprestando mais de R$ 20.000, considere cobrança de juros e não se esqueça de verificar com seu contador para implicações fiscais.

Equívocos

A CNN Money reconhece que os riscos de emprestar dinheiro para família e amigos superam qualquer recompensa. Enquanto você pode acreditar que ajudar um parente ou um amigo pode aproximá-los, as evidências mostram que os empréstimos entre parentes e amigos geram estresse no relacionamento. Por exemplo, pode haver algumas dúvidas se o mutuário adquire algo que o credor considere desnecessário, enquanto o empréstimo não foi pago. Além disso, tome cuidado para não confundir uma nota promissória com um vale. De acordo com a Investopedia, um vale reconhece o valor de uma dívida, enquanto uma nota promissória afirma o montante devido, os passos para pagar de volta e as consequências do empréstimo.

Benefícios

Amigos e famílias são solidários entre si em muitos aspectos, inclusive financeiramente. A nota promissória garante que as partes envolvidas entendam que o dinheiro dado é um empréstimo que deve ser reembolsado. Uma nota promissória completa que detalha todos os aspectos minuciosos de um empréstimo pessoal salva relacionamentos, porque as partes envolvidas possuem escrita e assinada a documentação das expectativas de reembolso do empréstimo. Mal-entendidos desnecessários que podem ameaçar uma relação são evitados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível