Por que os núcleos dos planetas terrestres têm alta densidade?

Escrito por andrew napoli | Traduzido por amanda nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que os núcleos dos planetas terrestres têm alta densidade?
A Terra é um dos quatro planetas terrestres no nosso sistema solar (Comstock/Comstock/Getty Images)

Quanto mais planetas são descobertos nas distantes esferas do universo, nós somos confrontados com numerosas questões a respeito desses corpos celestiais remotos. E aqui no nosso sistema solar, considerando nossos planetas vizinhos -- e mesmo nosso planeta natal Terra -- lá permanecem muitos desconhecidos. Ainda assim, há muito o que nós sabemos. Embora nós somos incapazes de adentrar fisicamente nas profundidades do núcleo do nosso planeta, nós somos capazes de determinar que o núcleo é denso com metais pesados. Essa informação implora pela questão: por que a densidade do núcleo é tão alta?

Outras pessoas estão lendo

Planetas terrestres e planetas jovianos

Nosso sistema solar contém quatro planetas terrestres -- também chamados de planetas interiores porque eles estão alocados mais perto do sol. Esses planetas são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Embora a lua não seja um planeta, ela é frequentemente mencionada ao discutir sobre os planetas terrestres por conta de sua estrutura similar. Os quatro planetas mais distantes do sol são conhecidos como gigantes de gás devido ao seu grande tamanho e composição gasosa. Eles também são referidos como planetas Jovianos por conta de sua similaridade com Júpiter.

Estrutura dos planetas terrestres

Os planetas terrestres são em sua maioria sólidos e densos. Seu manto é feito de pedra de silicato e o núcleo de metais pesados. A geografia da superfície é composta de montanhas, vales e crateras. Planetas terrestres são pequenos comparados homólogos gigantes de gás. Na verdade, mais de 1,300 Terras - o maior planeta terrestre do sistema solar -- pode caber dentro do maior gigante de gás do sistema solar, Júpiter. Planetas terrestres rotacionam relativamente devagar. Eles não tem anéis, e eles tem poucos ou nenhum satélites.

Núcleo dos planetas terrestres

Pensava-se que o núcleo da Terra era similar ao núcleo dos outros planetas terrestres do sistema solar, com algumas diferenças teóricas devido a diferenças no tamanho, densidade e velocidade rotacional. O núcleo da Terra é dividido em duas partes. O núcleo exterior é provavelmente um líquido feito de ferro derretido com um pouco de enxofre e silício. O núcleo interior é sólido e acredita-se ser majoritariamente de ferro, com uma quantidade substancial de níquel e possivelmente traços de oxigênio.

Razões para a densidade do núcleo

Durante os estágios iniciais do sistema solar, acredita-se que o calor intenso, combinado com a presença de material radioativo em decaimento, causou a formação de planetas terrestres a serem quase inteiramente derretidos. Devido a gravidade, ao longo dos milhões de anos, um processo chamado fracionamento químico ocorre. Esse processo causa o afundamento dos metais pesados para o núcleo e o mais leve se eleva a superfície. É esse fracionamento químico que faz com que o núcleo dos planetas terrestres sejam tão densos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível