Os nutrientes do pão caseiro

Escrito por michelle powell-smith | Traduzido por marcella narvaes
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Os nutrientes do pão caseiro
Os nutrientes de um pão caseiro dependem dos ingredientes (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

O pão caseiro é um alimento recém-feito, quentinho e delicioso. Quando você faz seu próprio pão, pode controlar a gordura, as calorias e a nutrição. Com isso, é possível criar um pão que se encaixe perfeitamente nas suas necessidades, desde um brioche macio e suculento para um café da manhã luxuoso ou um pão integral para os lanches de durante a semana. Os nutrientes do pão caseiro variarão dependendo dos ingredientes, contudo, o amor que você põe em cada fatia só acrescenta nos benefícios desse alimento básico da nossa dieta.

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Pão branco

As receitas mais simples de pão dependem de apenas alguns ingredientes. Farinha branca, sal, água e fermento podem fazer um pão básico e saboroso. Ele pode ser assado em formas de pão inglês, de formatos redondo ou de baguete ou ainda achatados como uma focaccia. Escolha grãos de qualidade ou farinha integral para deixar o pão o mais rico em nutrientes. Farinha de pão e ingredientes básicos perderam muitos dos seus nutrientes naturais, contudo, ferro e vitaminas B foram acrescentadas. Mas, se a nutrição é uma prioridade, considere receitas de pães caseiros ricos em outros ingredientes.

Pão branco com mais ingredientes

Pão branco doce e macio pode ser feito colocando-se mais leite, ovos e manteiga na massa. Adoçantes como açúcar branco, mel ou melaço também podem ser usados. Esses pães têm uma crosta bem macia e se mantém por vários dias. Esse tipo de massa é muito boa para assar pães de uma só unidade ou em uma variedade de formatos, incluindo pães de canela ou outros tipos doces. Pães com esses ingredientes são ricos em gordura, e, apesar de serem deliciosos, podem não ser tão nutritivos como gostaria.

Pão integral

Um pão integral é significativamente mais nutritivo do que o pão branco. A farinha integral contém fitoquímicos, antioxidantes, fibra, vitaminas B e vários minerais. Você pode fazer esse pão somente com farinha integral ou misturar farinha integral e branca. Esses pães feitos com farinha integral são mais densos e grossos do que aqueles feitos com farinha branca, mas são bem mais nutritivos e satisfazem melhor a sua fome. Faça pães 100 por cento integrais em formas de pão inglês ou use uma mistura de farinha integral ou branca para pães redondinhos e de outros formatos.

Pães com vários grãos

Acrescentar outros grãos pode aumentar o valor nutritivo e dar mais sabor ao seu pão. Esses pães podem conter centeio, trigo sarraceno, farinha de espelta, de aveia ou de soja. A de soja, em particular, acrescenta uma quantidade maior de proteínas, enquanto todos os outros grãos oferecem fibra, ácido fólico, vitamina E e gorduras de boa qualidade. Tenha em mente que muitos desses grãos têm uma quantidade natural de glúten e por isso devem ser combinados com farinha de trigo ou integral para criar pães com uma boa textura. Pães com vários grãos são uma escolha saudável para sanduíches, permanecendo nutritivos mesmo em lancheiras para viagem. Esses pães também duram bastante, permitindo que você possa aproveitá-los por vários dias.

Adições para o seu pão caseiro

Colocar sementes, castanhas e outros itens saborosos e saudáveis no seu pão caseiro pode acrescentar nutrientes de todos os tipos. Sementes de girassol, de abóbora, bagas de trigo, aveia e gérmen de trigo são todas boas escolhas para pães de sanduíches. Se estiver fazendo pães para o café da manhã, considere outros itens. Frutas secas, castanhas e especiarias, como canela e cravo, podem transformar um pão integral básico em um café da manhã mais nutritivo e ainda mais delicioso, com gorduras boas, proteínas e vitamina C. Para o jantar, asse queijos, alhos e várias outras ervas para adicionar mais cálcio, proteínas e vitaminas aos pães.

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