Objetivos da negociação coletiva

Escrito por nicholas pell | Traduzido por ellen zanelato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Objetivos da negociação coletiva
Em construtoras e fábricas, a maior causa das negociações coletivas são as melhores condições de trabalho. (construction workers image by Jenny Thompson from Fotolia.com)

A negociação coletiva refere-se à prática da junção de todos os empregados de um segmento ou empresa para negociar um contrato com o empregador. Há alguns objetivos comuns na negociação coletiva. E é importante para os empregadores saber quais são eles. Isso te coloca em uma posição melhor na negociação, quando se trata de disputas trabalhistas.

Outras pessoas estão lendo

Eleições

Um dos objetivos mais básicos da negociação coletiva é conseguir uma eleição sindical. Essas eleições são supervisionadas pelo National Labor Relations Board (Comitê Nacional de Relações Trabalhistas). A eleição transforma um grupo em um sindicato oficialmente designado. Uma vez que o sindicato foi reconhecido por meio de uma eleição, você, o empregador, é requisitado legalmente para negociar com o sindicato, sendo o único representante legal dos empregados. O número de eleições sindicais diminuiu para 60% de 1997 a 2009, de acordo com o Bureau of Labor Statistics (Secretaria de Estatísticas Trabalhistas).

Salário

Uma vez que o sindicato tenha sido reconhecido, um objetivo da negociação coletiva será maiores salários. A busca por maiores salários e a prevenção de cortes nos mesmos foram algumas das razões do surgimento dos primeiros sindicatos trabalhistas temporários nos Estados Unidos, de acordo com o Programa de Educação Trabalhista da Universidade de Missouri. É difícil estimar o efeito exato da negociação coletiva nos salários, mas o Programa da Universidade de Missouri estima que os salários nos EUA estão de 10 a 30% maiores que estariam se não existissem os sindicatos.

Benefícios extras

Os benefícios extras são outro objetivo da negociação coletiva. Isso pode incluir benefícios bem simples como assistência médica básica e o tempo pago por doenças e férias. Os trabalhadores também procuram benefícios como fundos de garantia, assistência médica com menor carência e com vantagens, como oftalmologia e dentista inclusos, e dias de licença. Se os funcionários já tiverem esses benefícios extras, a negociação coletiva pode ser usada para aumentar as concessões para os empregados, porque benefícios podem sempre ser expandidos.

Condições de trabalho

As condições de trabalho são outra razão para a formação de sindicatos. Até mesmo contratos que possuam cláusulas antigreve permitem que os trabalhadores entrem em greve se as condições forem significantemente perigosas. Se o seu local de trabalho é um escritório ou uma loja, os empregados podem pedir apenas melhores condições como bons computadores e mais tempo de almoço. Se o local de trabalho é uma fábrica ou terreno em construção, os empregados podem requerir melhores ferramentas e normas de segurança acima e além das asseguradas por lei.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível