Por que os objetos parecem mover-se através do céu à noite?

Escrito por johnmcgee | Traduzido por bruno manuel silva morais
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que os objetos parecem mover-se através do céu à noite?
A lua se move através do céu mais rápido do que estrelas de fundo (moon image by Stefan Häuselmann from Fotolia.com)

Objetos, como estrelas, parecem se mover pelo céu durante a noite porque a Terra gira sobre seu eixo. Este é o mesmo motivo porque o sol nasce no leste e se põe no oeste. Estrelas que estão baixas a leste quando a noite começa ficam altas no céu a meio da noite, e baixas a oeste de madrugada no dia seguinte. Durante o dia, as estrelas continuam a mover-se através do céu, mas o sol é tão brilhante que elas não podem ser vistas. Naturalmente, as estrelas não estão em movimento. Elas só parecem se mover a observadores na Terra.

Outras pessoas estão lendo

Uma diferença de velocidade

As estrelas se movem pelo céu um pouco mais rápido do que o sol. Essa diferença surge porque as estrelas parecem se mover apenas por causa da rotação da Terra, enquanto o sol também parece se mover porque a Terra gira em torno do sol uma vez por ano. É possível calcular a diferença de velocidade entre o sol e as estrelas, dividindo o tempo de um dia, pelo número de dias até à volta da Terra, para a mesma posição em relação ao sol e as estrelas. Vinte e quatro horas, divididas por 365 é igual a quatro minutos, após o arredondamento. Então as estrelas levam quatro minutos menos para alcançar a mesma posição do dia anterior, que o sol.

O zodíaco

Por causa dessa diferença de velocidade entre o sol e as estrelas de fundo, o sol fica em frente a um conjunto diferente de estrelas a cada mês, em relação à Terra. O sol fica diretamente em frente a 12 constelações de estrelas (grupos de estrelas que se assemelham a um objeto), e qual a constelação que ele fica em frente depende da época do ano. Essas 12 constelações formam o zodíaco. A constelação que estava na frente do sol no momento do nascimento de uma pessoa determina o signo zodiacal da pessoa.

Por que os objetos parecem mover-se através do céu à noite?
Os 12 signos do zodíaco representam constelações de estrelas (zodiac signs - icons image by Stasys Eidiejus from Fotolia.com)

Movimento lunar

A lua gira em torno da Terra, acelerando pelo céu ainda mais rápido do que as estrelas. Você pode realizar um cálculo semelhante ao mencionado anteriormente para ver que a lua leva 53 minutos a menos do que o sol para chegar à mesma posição que tinha no dia anterior.

Por que os objetos parecem mover-se através do céu à noite?
A lua compartilha o céu noturno com estrelas de fundo (half moon image by koko300 from Fotolia.com)

Planetas mais próximos do sol

Os dois planetas mais próximos ao sol, Vênus e Mercúrio, são visíveis da Terra a olho nu. Você não precisa de um telescópio para vê-los. Eles levam muito menos do que um ano para fazer uma volta ao redor do sol. Observadores na Terra, por isso, os vêem em lados opostos do sol ao longo do curso do ano. Vênus e Mercúrio aparecem logo após o pôr do sol ou pouco antes do nascer do sol, próximos a ele, em diferentes épocas do ano.

Por que os objetos parecem mover-se através do céu à noite?
Vênus às vezes aparece perto da lua (Moon meets Venus image by deepsky from Fotolia.com)

Movimento retrógrado dos planetas mais distantes do sol

Os três planetas seguintes à Terra são visíveis a olho nu: Marte, Júpiter e Saturno. Estando mais distantes do Sol e da Terra, eles levam mais tempo para fazer uma volta ao redor do sol. Quando um determinado planeta mais distante do sol que a Terra está no lado oposto do céu a partir do sol, parece ir para trás em relação às estrelas de fundo durante a maior parte do ano. Se você estivesse acima do sistema solar olhando para o tempo, você veria a Terra entre o Sol e esse planeta. A Terra estaria ultrapassando o planeta, já que vai mais rápido em sua órbita, produzindo este movimento retrógrado temporário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível