Mais
×

Partes e usos do coqueiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O coqueiro é uma árvore versátil e fértil, sendo usada no tratamento de médico de soldados na Segunda Guerra Mundial, protegendo moradores de ilhas e provendo civilizações antigas com lanças para caça. Uma das árvores mais úteis e interessantes a serem usadas comercialmente, o coqueiro provê centenas de produtos de todas as suas partes, de acordo com o site da Universidade da Florida. Muitas plantas são usadas comercialmente por seus frutos ou sua madeira, mas todas as partes do coqueiro são utilizadas para diversos fins.

Coqueiro (eovsyannikova/iStock/Getty Images)

Coco

O uso mais óbvio do coqueiro é o próprio coco. A árvore começa a dar furtos de três a seis anos, dependendo da cultivação e eles são uma parte essencial de muitos produtos. Dentro do coco verde há um líquido chamado água de coco. Ela é transparente e adocicada, contendo açúcar e vários nutrientes. De acordo com o site da Faculdade do Condado da União, a água de coco é tão estéril que às vezes foi usada no lugar da glicose em injeções aplicadas a soldados feridos na Segunda Guerra.

Espremer a polpa produz leite de coco. Esse leite tem vários usos culinários, como adoçar e adicionar sabores. A polpa também é fonte de óleo de coco, um valioso óleo de cozinha com uma consistência parecida com banha, usado para sorvetes, sabão, velas, lubrificantes e muito mais. A polpa do coco maduro é ralada para ser usada na culinária também.

A casca do coco é usada para fazer pratos, utensílios, botões e combustível para queima, com poucas emissões.

Coco caído (melissabain/iStock/Getty Images)

Flores

As flores do coqueiro são cercadas por um revestimento, usado para fazer um tecido similar ao pano de juta, de acordo com o site da Faculdade da União. Esse material é utilizado para diversos fins.

Flores presas à planta podem ser cortadas, derramando uma seiva que pode ser fervida para fazer xarope. Esse xarope pode ser transformado em álcool ou vinagre.

Cocos cercados por flores de coqueiro (bwisutt/iStock/Getty Images)

Casca

A casca do coco pode ser submergida em água salgada e separada para fazer fibra de coco. Essa fibra é usada para fazer barbantes, cordas e tapetes. Ela também é um excelente adubo para plantas. A fibra de coco é triturada em uma consistência parecida com areia e adicionada a terra para plantio em vasos.

Cascas de coco (commablack/iStock/Getty Images)

Folhas

As folhas grandes e largas do coqueiro foram usados para fazer uma variedade de objetos como pincéis, vassouras, chapéus e roupas. As folhas são cortadas em pequenas tiras ou usadas inteiras para fazer telhados e cercas em aldeias tropicais. A parte macia da folha funciona bem para muitos usos, mas o talo rígido no meio também é usado para acender fogueiras. Elas podem ser usadas como espetos de cozinha e como flechas para caça.

Folhas de coqueiro (Ingram Publishing/Ingram Publishing/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article