As peculiaridades das florestas de clima temperado

Escrito por phil whitmer | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As peculiaridades das florestas de clima temperado
As sequoias costeiras são as árvores mais altas da floresta temperada do Pacífico (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As maiores florestas temperadas do mundo são encontradas na costa do Pacífico da América do Norte. Elas começam no Alasca e percorrem a costa dos estados norte-americanos do Oregon e da Califórnia. Alguns focos isolados das florestas temperadas são encontrados no litoral do Chile, Noruega, Reino Unido, Japão, Austrália e Nova Zelândia. O bioma chamado de floresta temperada ou floresta de clima temperado é o lar de muitas espécies da flora e da fauna.

Outras pessoas estão lendo

Clima

Uma característica especial que define a floresta temperada é o clima. As condições climáticas amenas são mantidas pelo ar úmido vindo do Oceano Pacífico e que, posteriormente, é cercado pelas montanhas costeiras. O índice pluviométrico nessa região fica entre 1.500 e 5.000 milímetros por ano. A neblina densa gerada pela proximidade do mar fornece água à floresta e a sua vida vegetal. A floresta temperada apresenta variações de temperatura sazonais de mais ou menos 26 graus Celsius no verão e chega perto de zero no inverno.

Árvores altas

Uma das particularidades mais notáveis das florestas temperadas são as árvores verdes altas que se destacam na paisagem. As sequoias costeiras da Califórnia são as mais altas do mundo, elas podem medir mais de 110 metros de altura. A segunda árvore mais alta é o abeto Douglas (Pseudotsuga menziesii) que pode ultrapassar os 85 metros. Algumas espécies de árvores como o Cedro e a Picea, quando se tornam adultas, normalmente passam dos 60 metros de altura. A cicuta ocidental (Tsuga heterophylla) é outra das coníferas que chega aos 40 metros. As florestas antigas produzem uma enorme quantidade de biomassa por hectare.

Plantas

As epífitas constituem uma das características mais notáveis da flora da floresta temperada. Em sua maioria, as epífitas são espécies de limo e de samambaias que vivem sobre os galhos e troncos das árvores, especialmente nas espécies do gênero Acer de folhas largas. As plantas usam as árvores para alcançar a luz do sol o mais próximo possível do dossel florestal. Muitas espécies de samambaias grandes habitam a escuridão do solo da floresta. O comprimento das folhas das samambaias macho e espada podem chegar a 1,5 metros. O feto-pente (Blechnum spicant) vive no solo úmido e sem luminosidade da floresta.

Animais

O salmão selvagem é um dos animais mais característicos da fauna da floresta temperada. Seis espécies habitam o ecossistema da região: Salmão-Rei, vermelho, prateado, rosado, truta-apache e salmão-keta. Os peixes ficam vermelhos brilhantes na medida em que eles vêm em cardumes do oceano para subir o rio e chegar ao local de desova. Quando chegam ao seu destino, eles se reproduzem e morrem logo depois. A elevada taxa de mortandade de peixes serve de banquete para os ursos negros, linces, lobos e outros animais da floresta. Os peixes tentam superar todas as barreiras à medida que eles retornam para o local onde nasceram para desovar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível