O que são pequenos pontos marrons no pescoço

Escrito por marlene affeld | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que são pequenos pontos marrons no pescoço
Os pontos marrons que aparecem na pele exposta ao sol são geralmente chamados de manchas de idade (pride image by Cherry-Merry from Fotolia.com)

Uma olhada no espelho pode te deixar triste, deprimido ou um pouco chateado com você mesmo por não ouvir o que sua mãe diz? Fique longe do sol, use um chapéu, não se esqueça do filtro solar; estes sábios conselhos teriam evitado o problema. Pequenas descolorações amarronzadas na pele, geralmente chamadas de manchas de sol, manchas de idade ou do fígado são resultado de exposição excessiva ao sol.

Outras pessoas estão lendo

Lentigo definido

Geralmente chamadas de manchas de idade ou relacionadas ao fígado, as pintas pretas, marrons ou cinzas que aparecem na pele nada têm a ver com idade ou funções do fígado. Estas pequenas manchas de sol (lentigos, ou lentigos senis) aparecem na pele depois de contínua exposição ao sol. A testa, bochechas, pescoço e mãos são as áreas onde estas mancham se manifestam primeiro. Ao longo dos anos, a pele macia é sujeita a mais e mais danos. A melanina absorve a luz do sol e protege a pele dos raios ultravioletas. Ao envelhecer, as defesas naturais da pele são enfraquecidas e ela começa a deteriorar lentamente, causando o desenvolvimento destas manchas.

O que são pequenos pontos marrons no pescoço
Superexposição ao sol causa manchas de idade (girl in bikini sunburning image by Maksym Gorpenyuk from Fotolia.com)

Melasma

O melasma, também conhecido como a "máscara da gravidez" ou cloasma, aparece na forma de pontos amarronzados que descolorem a pele. Geralmente encontrado em mulheres grávidas ou sob troca de hormônios, o melasma é uma preocupação puramente estética. Os sintomas se apresentam como manchas escuras na testa, lábios superiores, nariz e bochechas.

Proteção solar

Manchas de idade são benignas e se tratam de uma preocupação estética. Entretanto, quem desenvolve estas manchas pode ter um risco elevado de câncer de pele. Qualquer mancha que tenha crescimento muito rápido, que seja avermelhada ou úmida deve ser examinada por um dermatologista para eliminar a possibilidade de câncer de pele (melanoma).

O que são pequenos pontos marrons no pescoço
O melasma é conhecido como "máscara da gravidez" (pregnant woman image by Roman Barelko from Fotolia.com)

Tratamentos de manchas de idade

Por razões estéticas, estas manchas podem ser tratadas com fórmulas de clareamento de pele (cremes de branquamento), descamação a laser, terapia de luz pulsada, peelings químicos ou congelamento (crioterapia). No entanto, o melhor remédio é a prevenção. Use sempre protetor solar com proteção UVA e UVB. Evite queimaduras solares. Use roupas de mangas compridas. Use um chapéu e óculos de sol para proteger seus olhos. Evite a exposição ao sol do meio-dia, quando é mais prejudicial.

Tratamentos alternativos

Tratamentos alternativos incluem formulações orgânicas para branquear a pele com remédios caseiros. Aplique duas colheres de chá de vinagre de maçã misturado com o suco de uma cebola para as lesões de pele. Pique a cebola bem fino e esprema o suco através de um pedaço de gaze. Misture o suco com o vinagre e aplique nas manchas com uma bola de algodão. Permita que a mistura permaneça na pele durante pelo menos 30 minutos antes do banho. As manchas de idade levam um tempo para se desenvolverem, portanto levará algum tempo para removê-las. Espere ter resultados visíveis dentro de seis semanas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível