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Como saber que você está perdendo gordura

Atualizado em 19 julho, 2017

Seu percentual de gordura corporal está diretamente relacionado à saúde do seu corpo. Um alto índice de massa corporal, ou IMC, é um indicador de maior risco potencial para a saúde associado a pessoas com sobrepeso e obesos. O Center for Disease Control and Prevention (Instituição Estadunidense) afirma que o excesso de peso ou a obesidade pode aumentar o risco de complicações para a saúde, levando a doenças coronárias, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral e apneia do sono. É importante monitorar e medir sua gordura corporal para que fique mais consciente de sua saúde e também do seu índice de massa. Você saberá que está perdendo gordura através da realização das medidas de dobras cutâneas.

Instruções

Um adipômetro faz uma estimava da gordura corporal medindo as dobras cutâneas (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)

    Como fazer

  1. Obtenha suas medições iniciais de gordura corporal para que você tenha uma base para iniciar. As medições podem vir entre três e oito localidades anatômicas diferentes do corpo. Os locais padrão da pele padrão são o tríceps, bíceps, subescapular, coxa, crista ilíaca, suprailíaco, abdominal e panturrilha.

  2. Use o adipômetro para obter medidas do lado direito do seu corpo. Elas são sempre tomadas a partir do seu lado direito para se obter mais consistência. Você pode escolher medir várias regiões de dobras cutâneas ou todas elas.

  3. Aperte o local apropriado que você deseja medir, levantando uma camada dupla de pele. Não aperte e nem levante qualquer músculo. Use as pinças do adipômetro a um centímetro em ângulos retos abaixo do local que pinçou. Espere de 1 a 2 segundos antes de começar a ler o adipômetro. Mantenha pinçado enquanto você lê sua medição. Meça duas vezes em cada local para ser mais preciso. Teste novamente as se medições duplicadas não estiverem dentro de 1 a 2 milímetros.

  4. Escreva as localidades anatômicas e as medidas em um caderno, para a manutenção dos registros. Realize as medições nos mesmos locais de dobras cutâneas como você realizou na primeira vez, uma vez por mês. Compare os números com o mês anterior para determinar a perda de gordura. Uma diminuição na medição cutânea indica perda de gordura, enquanto um aumento corresponde a um ganho.

Dicas

  • Use o adipômetro apenas para medir o progresso.
  • Encontre um examinador experiente para realizar um teste, se possível.
  • Tire suas medidas no mesmo momento do dia, em cada teste.

Aviso

  • Não meça a sua gordura corporal depois de malhar.
  • Adipômetros não são totalmente precisos. Até mesmo os profissionais não serão tão precisos em suas leituras.

O que você precisa

  • Adipômetro
  • Caderno
  • Lápis
  • Caneta
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