Como saber que você está perdendo gordura

Escrito por jay jay waltz | Traduzido por ágata erhart
Como saber que você está perdendo gordura

Um adipômetro faz uma estimava da gordura corporal medindo as dobras cutâneas

Duncan Smith/Photodisc/Getty Images

Seu percentual de gordura corporal está diretamente relacionado à saúde do seu corpo. Um alto índice de massa corporal, ou IMC, é um indicador de maior risco potencial para a saúde associado a pessoas com sobrepeso e obesos. O Center for Disease Control and Prevention (Instituição Estadunidense) afirma que o excesso de peso ou a obesidade pode aumentar o risco de complicações para a saúde, levando a doenças coronárias, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral e apneia do sono. É importante monitorar e medir sua gordura corporal para que fique mais consciente de sua saúde e também do seu índice de massa. Você saberá que está perdendo gordura através da realização das medidas de dobras cutâneas.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Adipômetro
  • Caderno
  • Lápis
  • Caneta

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Instruções

    Como fazer

  1. 1

    Obtenha suas medições iniciais de gordura corporal para que você tenha uma base para iniciar. As medições podem vir entre três e oito localidades anatômicas diferentes do corpo. Os locais padrão da pele padrão são o tríceps, bíceps, subescapular, coxa, crista ilíaca, suprailíaco, abdominal e panturrilha.

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    Use o adipômetro para obter medidas do lado direito do seu corpo. Elas são sempre tomadas a partir do seu lado direito para se obter mais consistência. Você pode escolher medir várias regiões de dobras cutâneas ou todas elas.

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    Aperte o local apropriado que você deseja medir, levantando uma camada dupla de pele. Não aperte e nem levante qualquer músculo. Use as pinças do adipômetro a um centímetro em ângulos retos abaixo do local que pinçou. Espere de 1 a 2 segundos antes de começar a ler o adipômetro. Mantenha pinçado enquanto você lê sua medição. Meça duas vezes em cada local para ser mais preciso. Teste novamente as se medições duplicadas não estiverem dentro de 1 a 2 milímetros.

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    Escreva as localidades anatômicas e as medidas em um caderno, para a manutenção dos registros. Realize as medições nos mesmos locais de dobras cutâneas como você realizou na primeira vez, uma vez por mês. Compare os números com o mês anterior para determinar a perda de gordura. Uma diminuição na medição cutânea indica perda de gordura, enquanto um aumento corresponde a um ganho.

Dicas & Advertências

  • Use o adipômetro apenas para medir o progresso.
  • Encontre um examinador experiente para realizar um teste, se possível.
  • Tire suas medidas no mesmo momento do dia, em cada teste.
  • Não meça a sua gordura corporal depois de malhar.
  • Adipômetros não são totalmente precisos. Até mesmo os profissionais não serão tão precisos em suas leituras.

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