Mais
×

Os perigos de se jogar lixo na praia

Atualizado em 21 novembro, 2016

Lixo na praia não é só feio, mas também representa uma séria ameaça para a vida selvagem e para pessoas. Esse entulho é resultado dos restos deixados pelos frequentadores, itens jogados para fora de barcos, e material que empresas e indústrias jogam no oceano. Os detritos deixados nas praias podem acabar sendo arrastado para o oceano, enquanto a sujeira no oceano pode ser depositada nas praias pelas ondas. Deixar lixo nas praias é perigoso e ilegal, e a limpeza custa caro.

Existem campanhas anuais de limpeza das praias em muitos estados (Keep the world clean. image by Saskia Massink from Fotolia.com)

Perigos para a vida selvagem

O plástico, uma das principais fontes de lixo nas praias, pode ser fatal. Animais podem ficar enrolados em alças de plástico, causando lesões e até a morte. Sacolas plásticas e outros plásticos são ás vezes engolidos por pássaros, golfinhos, baleias e outros animais marinhos por serem confundidas com alimentos. Muitos animais têm morrido por causa da ingestão desse produto, porque ele fica alijado no sistema dos animais e impossibilita a digestão da comida. A Sociedade de Conservação marinha reporta que "é possível que milhões de pássaros e centenas de milhares de mamíferos marinhos morram todos os anos depois de engolirem ou se enroscarem em detritos marinhos."

Poluição da água

O lixo jogado nas praias pode acabar no mar, causando a contaminação da água. Em algumas partes do oceano, existem mais pedaços pequenos de plástico do que plâncton. O plástico se quebra em pedaços minúsculos com o tempo, e essas partículas podem ser encontradas na areia a até mesmo nos corpos da vida marinha. Outros tipos de lixo que contaminam os oceanos inclui esgotos sem tratamento, metais pesados e produtos químicos. Quer sejam jogados de barcos ou venham de grandes empresas, esse lixo representa um grande risco para a saúde. Nadar em águas poluídas pode causar infecções virais. Intoxicação alimentar também é um perigo em potencial se você consumir frutos do mar que venham de águas altamente contaminadas.

Perda nos lucros

As pessoas são menos propensas a irem para a praia se ela parecer suja, o que significa menos arrecadação para a cidade e menos lucro para os negócios na área. Menos turistas e dinheiro significam maiores impostos para os residentes das cidades praianas. Limpar atrás de quem vai deixando lixo nas praia custa caro para os residentes que pagam impostos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article