Perigos e utilidades da radiação

Escrito por russell huebsch | Traduzido por andre trapani possignolo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Perigos e utilidades da radiação
A radiação traz muitos benefícios e os medos a respeito dela são exagerados (Ingram Publishing/Ingram Publishing/Getty Images)

Na cultura popular, a radiação aparece nos dois extremos do espectro: causando pânico e morte ou dando superpoderes a heróis de quadrinhos. Entretanto, quando usada de maneira apropriada, a radioatividade não traz grande perigo. Em alguns casos, pode até ajudar a salvar vidas. Ler sobre os perigos e utilidades da radioatividade pode ajudar a desenvolver uma visão desse fenômeno.

Outras pessoas estão lendo

O que é radiação

Um equívoco comum a respeito da radiação é o de se tratar de um objeto sólido. A cultura popular geralmente provoca este erro. Os elementos radioativos geralmente são retratados como objetos verdes que brilham. Na verdade, a radiação é a transferência de energia através de uma onda. Quando você pula na água, a força de seu corpo "irrradia" ondas na piscina. Quanto mais curto o comprimento de onda, mais energia tem a fonte. Portanto, a maior radiação é a emitida por raios gama."

Por que é considerada perigosa?

A radiação por si só não causa muitos danos, mas pode causá-los se for usada de forma perversa. A imagem negativa da radiação vem do fato de algumas pessoas tentarem, e poderem, usar seus efeitos para machucar. A bomba atômica, por exemplo, é feita a partir da explosão do urânio e do plutônio, criando uma reação massiva.

Perigos

Há muito tempo que os cientistas já sabem que a radiação pode causar câncer. As ondas de energia radioativa são tão pequenas que podem atravessar um corpo e alterar a estrutura genética do DNA de uma pessoa. É por este motivo que é possível ver mutações estranhas em pessoas e animais expostos a grandes quantidades de radiação. A própria radiação do Sol pode destruir células da pele e causar queimaduras.

Uso medicinal

Material radioativo pode ser essencial em tratamentos médicos. Como a radiação é relativamente fácil de se detectar, médicos dão a seus pacientes comprimidos com quantidades inofensivas de radiação para saber se algo está errado, para impedir as funções digestivas regulares de uma pessoa ou para testar novos remédios. A energia nuclear obtida de materiais radioativos é mais barata e mais eficiente do que a de combustíveis fósseis. Entretanto, os termos "nuclear" e "radioativo" geralmente provocam prostestos contra qualquer plano de novos reatores atômicos.

Radiação nas histórias em quadrinho

Os quadrinhos geralmente usam a radiação como uma espécie de "deus ex machina" - uma espécie de explicação fantástica - para explicar a origem de superpoderes. Nas séries do Homem-Aranha, Peter Parker é mordido por uma aranha radioativa que o transforma em um híbrido entre humano e aranha. O Incrível Hulk transforma-se em um mutante gigante verde após exposição a radiação em laboratório. O Quarteto Fantástico ganha seus superpoderes após um acidente nuclear. Contudo, nenhuma destas situações é, nem remotamente, realista.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível