Personagens importantes da mitologia grega

Escrito por frank b. chavez iii | Traduzido por adonis queiroz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Personagens importantes da mitologia grega
De acordo com a mitologia, a Guerra de Troia durou dez anos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Toda cultura cria mitos. A palavra "mito" é derivada de "mythos", uma palavra grega que significa "história". Os antigos gregos contavam histórias sobre deuses como Zeus e aventuras de heróis como Hércules. Estes mitos inspiraram poemas, músicas, peças de teatro e entretenimento moderno, como filmes e séries de televisão.

Outras pessoas estão lendo

Os Titãs

Os Titãs eram os mais velhos das duas famílias de deuses descritos nos mitos gregos. Eles eram filhos de Urano, a personificação do céu, e de Gaia, a personificação da Terra. Os Titãs incluem o deus da colheita Cronos, a deusa da fertilidade, Rhea, o deus da luz, Hyperion, Metis, o deus da sabedoria e a deusa da memória, Mnemósine. De acordo com a mitologia, Urano temia perder seu poder, então ele forçou os Titãs a voltarem para o ventre de Gaia. Gaia implorou por ajuda. Cronos respondeu castrando Urano e apreendendo seu poder.

Os Olimpianos

Os Olimpianos eram descendentes de Cronos e sua irmã, Rhea. Cronos temia perder seu poder, então ele engoliu seus filhos assim que eles nasceram. Rhea escondeu o seu filho Zeus em uma caverna e deu a Cronos uma pedra disfarçada como um bebê. Zeus forçou Cronos a vomitar as outras crianças. Zeus e seus irmãos derrotaram os Titãs e os baniram para o submundo. Os Olimpianos incluem o deus do céu Zeus, a deusa da fertilidade, Hera, o deus do mar, Poseidon, o deus do submundo, Hades, e a deusa do amor, Afrodite. Eles também incluíram alguns de seus filhos, como o deus da luz, Apolo, o deus mensageiro, Hermes e o deus ferreiro, Hefesto.

Heróis

Os antigos heróis gregos realizavam tarefas aparentemente impossíveis. Perseus, filho de Zeus e da mulher mortal, Danae, é mais conhecido por matar a Medusa, uma mulher monstruosa cujo olhar transforma as pessoas em pedra. Herácles, filho de Zeus, também chamado de Hércules, é conhecido por realizar doze trabalhos como reparação pelo assassinato de sua família. Eles incluem matar o leão de Nemeia, que não poderia ser morto com flechas, matar a Hidra de nove cabeças e capturar Cérbero, o cão de guarda do submundo. Teseu foi o lendário rei de Atenas, cujas façanhas incluem matar o temível metade homem, metade touro chamado Minotauro.

A Guerra de Troia

Um exército de cidades estados gregas e Troia, na atual Turquia, supostamente lutaram a Guerra de Troia, no século 13 ou 12 AC. O príncipe troiano Paris supostamente provocou a guerra raptando Helena, rainha de Esparta. Menelau, rei de Esparta, e seu irmão Agamenon, rei de Micenas, reuniram alguns dos maiores guerreiros da Grécia. Eles incluíram Aquiles, o esperto Odisseu e o poderoso Ajax. Heitor, filho de Príamo, rei de Troia, era o melhor guerreiro troiano. A guerra foi a inspiração para a "Ilíada" e a "Odisseia" do poeta Homero.

Tragédias

Os mitos também inspiraram os dramaturgos gregos. Por exemplo, Sófocles baseou "Édipo Rei" nos mitos sobre o herói Édipo. Édipo salvou a cidade de Tebas da Esfinge monstruosa resolvendo um enigma feito por ela. Foi profetizado que Édipo iria matar seu pai e casar com sua mãe. Édipo cumpriu a profecia quando ele, sem saber, matou seu pai, o rei de Tebas, em uma briga e, sem saber, casou-se com sua mãe, a Rainha de Tebas, depois de derrotar a Esfinge. Além disso, Aeschylus baseou sua trilogia, a "Oresteia", no assassinato de Agamenon e na busca de seu filho por vingança.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível