Os piores tsunamis já registrados no planeta Terra

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os piores tsunamis já registrados no planeta Terra
O tsunami que ocorreu na Indonésia em 2004 foi o mais devastador já registrado na História (Dimas Ardian/Getty Images News/Getty Images)

Na lista dos piores desastres naturais enfrentados pelos seres humanos estão os tsunamis. O termo vem do japonês e significa algo próximo de "a grande onda". Não à toa, os piores foram registrados nos oceanos Índico e Pacífico. Isso porque a região está submetida à uma série de ondas sísmicas no mar, fazendo com que um grande volume de água se desloque no oceano. O resultado são as catastróficas massas aquáticas gigantes que atingem a costa de cidades litorâneas causando um rastro de morte e destruição.

Outras pessoas estão lendo

Indonésia, 2004

O tsunami mais devastador da História foi o que aconteceu no dia 26 de Dezembro de 2004 na Indonésia. A tragédia foi causada depois de um terrível terremoto de 9 pontos na escala Richter, o mais intenso já registrado em 40 anos na região. O evento que se sucedeu ao tremor de terra foi uma verdadeira muralha de água que violentamente atingiu mais de dez países e causou a morte de mais de 230 mil pessoas, sem contar nos mais de 2 milhões de desabrigados.

Grécia, 1500 a.C.

O primeiro tsunami registrado foi também um dos mais mortais. No ano de 1500 a.C., um vulcão entrou em erupção na ilha de Thera, no território onde hoje fica a Grécia. Instantes depois ondas de 15 metros atingiram a costa da ilha de Creta, matando centenas de milhares de pessoas. O número exato é desconhecido, mas historiadores estimam que mais de 100 mil pessoas devem ter morrido na tragédia.

Itália, 1908

No começo do século 20, um tsunami devastador atingiu o sul da Itália, especificamente o no estreito de Messina, região que divide a Sicília da Calábria. Um terremoto de 7,5 na escala Richter provocou ondas violentas que atingiram a costa italiana na madrugada do dia 28 de dezembro. O número de mortos por causa da tragédia é estimado em cerca de 150 mil pessoas.

Portugal, 1775

Um terremoto de 9 pontos na escala Richter atingiu o Oceano Atlântico em uma região entre Portugal e Espanha. Quarenta minutos depois, as ondas gigantes atingiram a capital portuguesa de Lisboa. O tsunami foi sentido junto com os fortes tremores, que provocaram uma série de incêndios na cidade. Estima-se que oitenta e cinco porcento das edificações lisboetas foram destruídas. A catástrofe também atingiu parte da Espanha e do Marrocos. O saldo de mortos é estimado em 60 mil pessoas.

Krakatoa, 1883

No final do século 19, a Indonésia foi palco da maior erupção vulcânica já registrada no planeta. A explosão na ilha vulcânica de Krakatoa chegou a ser ouvida na costa australiana. Depois que o vulcão entrou em colapso, um tsunami de mais de 40 metros de altura atingiu as ilhas próximas de Java, Sebesi e Sumatra e chegou até a península Arábica, situada a uma distância de 7 mil quilômetros de Krakatoa. A tragédia levou a vida de 36 mil pessoas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível