Como planejar uma dieta usando o plano 40-30-30

Escrito por emma rensch | Traduzido por juliana néris nakanejo
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Como planejar uma dieta usando o plano 40-30-30
Tente um plano de dieta 40-30-30 para ajudar a manter o peso saudável e o estilo de vida (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Um plano 40-30-30 é um plano de dieta no qual a refeição é composta de 40% de carboidrato, 30% de proteína e 30% de gordura. Quando foi apresentado pela primeira vez, o plano 40-30-30 foi desaprovado pelos nutricionistas e campanhas publicitárias por ser não saudável, já que a dieta requer pouco carboidrato, alta quantidade de proteína e quantidade relativamente alta de gorduras. Entretanto, essa dieta pode ser saudável por facilitar a perda de peso. Segundo a organização "Zone Perfect", profissionais de nutrição recomendam a dieta 40-30-30, desde que as pessoas projetem os seus planos de refeição em torno de comidas sadias nas proporções corretas.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

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    Coma refeições ricas em carboidratos saudáveis entre 35 a 50% da sua recomendação diária. Se você é fisicamente ativo e faz exercícios aeróbicos frequentemente, coma 50% de carboidrato; mas se é sedentário, coma 35% de carboidrato. Assegure-se que os carboidratos da sua refeição são de alta qualidade e contêm fibras e grãos integrais, como pão e macarrão feitos com farinha de trigo integral, frutas e vegetais.

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    Faça uma dieta que consista em consumo de 25 a 35% de proteína, focando em fontes como o peixe, soja ou carne branca, para limitar o seu consumo de gorduras saturadas. As proteínas são a parte mais importante do plano 40-30-30, visto que fazem você se sentir satisfeito por mais tempo e previnem que coma petiscos com calorias vazias durante o dia. Controlar o tipo de proteínas e comer uma maior quantidade vai ajudá-lo a manter a massa magra sem estar constantemente com fome ou privado de energia.

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    Obtenha as gorduras de fontes como óleo vegetal, nozes e abacate, e as consuma entre 20 a 35% da sua dieta. Apesar de parecer contraditório comer gorduras em uma dieta, fazer refeições saudáveis livre de gordura saturada contribui para a efetividade do plano 40-30-30 por promover o consumo de ácidos graxos essenciais.

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    Fracione a comida em cinco ou seis pequenas refeições para consumi-las ao longo do dia, ao invés de comer as tradicionais três grandes refeições. Abastecer seu corpo com pequenas quantidades de comida em intervalos regulares permite a melhor absorção de nutrientes e ajuda a queimar calorias.

Dicas & Advertências

  • Quando a dieta 40-30-30 tornou-se popular, os seguidores acreditavam que cada alimento tinha que seguir a regra 40-30-30. Entretanto, novas pesquisas revelam que ao incorporar proteínas em tudo que você consome, inclusive os petiscos, a recomendação do 40-30-30 é flexível.

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