Como planejar um mapa de sala para uma aula interativa

Escrito por kevin corbett | Traduzido por camille sampaio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como planejar um mapa de sala para uma aula interativa
Salas interativas são geralmente baseadas em tecnologia (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Uma classe interativa é aquela em que os alunos aprendem através da interação com a tecnologia, geralmente computadores. As salas interativas oferecem aos estudantes mais independência em perseguir seus objetivos educacionais do que as salas tradicionais, mas os professores continuam precisando ter alguma medida de controle sobre seu aprendizado. Uma definição bem feita dos lugares dos alunos faz com que os professores deem liberdade aos seus alunos para aprender sozinhos enquanto minimizam o poder de distração e de interrupções de que os alunos geralmente são vítimas quando usam a tecnologia.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Arrume as carteiras na sua classe em grupos quadrados com quatro carteiras cada. Cada carteira deve estar perpendicular à frente da sala, e portanto nenhum aluno estará virado para a frente ou para trás. Essa arrumação é útil para classes interativas pois a atenção dos alunos não está totalmente voltada para a frente, o que lhes dá uma sensação de independência. Ao mesmo tempo, ainda permite que o professor monitore a atividade dos alunos mais eficientemente do que em uma disposição convencional de carteiras viradas para a frente, porque as telas dos computadores não estarão viradas de uma forma que você não possa ver.

  2. 2

    Escreva ou imprima uma lista de alunos da sala que você escolheu para criar o mapa. Faça isso apenas depois de já ter a sala por alguns dias, para ter uma impressão geral do comportamento de cada aluno. Estes dias podem ser gastos em atividades voltadas para conhecer os estudantes.

  3. 3

    Desenhe um diagrama das carteiras na sala em um papel em branco. Inclua um item como uma porta ou mesa para que se alguém precisar usar o quadro, como um professor substituto, identificar onde é a frente da sala. Há também programas online que podem ser usados para fazer diagramas; entretanto, precisam ser impressos em branco para que você possa fazer as alterações que desejar.

  4. 4

    Divida os nomes dos alunos em grupos de quatro, e escreva os nomes nos conjuntos de carteiras em seu mapa de sala. Coloque os alunos que são suscetíveis a perturbar o ambiente quando estão sentados um ao lado do outro em diferentes grupos e espace seus grupos o máximo que você puder. Ter um equilíbrio entre os sexos em cada grupo é uma boa ideia, se a composição de sua classe permitir. Também certifique-se de que haja um equilíbrio em termos de capacidade acadêmica em cada grupo, o que será importante quando os alunos fizerem trabalho em grupo.

  5. 5

    Teste o seu mapa de sala por uma semana para ver se funciona. Se houver maiores problemas, você pode mudar a disposição com esse mesmo modelo. Depois disso, você precisa mantê-los nessa posição o máximo possível, já que os alunos podem mudar de lugar por conta própria se acharem que o mapa será modificado constantemente de qualquer maneira.

  6. 6

    Faça algumas cópias do seu novo mapa para o caso de perder a original. Também coloque uma na pasta do seu substituto, se você tiver uma. Se for possível, escaneie o mapa e salve o arquivo no seu computador para sempre ter um reserva.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível