Mais
×

Como planejar um teste de aceitação do usuário

Atualizado em 23 março, 2017

Para que um projeto de software seja considerado completo e bem sucedido, os testes de aceitação do usuário devem ser realizados com as pessoas que utilizarão o sistema. O plano de teste de aceitação do usuário (UAT) é o formulário padronizado usado para documentar os testes feitos por usuários. Muitos modelos pré-compilados estão disponíveis. No entanto, a criação desse plano é bastante simples e direta. Lembre-se de documentar todas as estruturas a serem testadas pelos testadores UAT.

Instruções

Teste de aceitação do usuário (Business Analyst Mentor)
  1. Pesquise modelos de projetos já existentes para ter uma ideia de como estruturar um documento de planejamento UAT para o seu projeto. Vários modelos estão disponíveis para testes de aceitação do usuário, como o ''User Acceptance Test Plan by IBM Rational' (Plano de teste de aceitação do usuário da IBM Rational).

  2. Padronize todos os documentos do projeto, estruturando-os de uma maneira comum para que as informações sejam facilmente encontradas pelos leitores. Em outras palavras, garanta que todos os documentos sejam semelhantes em formato e estrutura, e fáceis de digitalizar pelos leitores.

  3. Abra um documento de "Word" e crie um novo modelo de Plano de UAT para o seu projeto.

  4. Liste cada estrutura a ser testada pela equipe de teste de aceitação do usuário, juntamente com instruções sobre como completar cada um e o resultado desejado. Cada estrutura de teste deve incluir uma descrição breve com instruções (use uma caixa de descrição).

  5. Forneça um identificador de estilo acrônimo para cada estrutura de teste.

  6. Insira um espaço para notas de rastreabilidade para cada estrutura de teste.

  7. Insira o requerimento do assunto para cada estrutura de teste no espaço de rastreabilidade.

  8. Insira uma coluna de caixas, com uma caixa de seleção para cada estrutura. O usuário deverá marcar a caixa de seleção respectiva para cada "Teste de aceitação do usuário" finalizado.

  9. Insira uma coluna para assinatura do testador UAT, do analista de negócios e do gerente de projeto para cada estrutura de teste.

  10. Inclua espaços para assinaturas no plano de teste completo na parte inferior do documento para os participantes, gerente e executivos do projeto.

  11. Execute o plano de teste. Observe todas as adições feitas ao modelo de documento para utilizar em futuros planos de testes.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article