Plano de aula sobre conclusão de ensaio literário

Escrito por amy s. jorgensen Google | Traduzido por letícia oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Plano de aula sobre conclusão de ensaio literário
Redigir conclusões de ensaios pode ser desafiador para os alunos (two girls image by forca from Fotolia.com)

Para estudantes, a conclusão de um ensaio literário pode ser tão desafiadora como a introdução. Os professores precisam dar-lhes ferramentas e sugestões para tornar o mais fácil possível suas primeiras experiências escrevendo conclusões. O ideal é preparar um plano de aula que contenha exemplos e oportunidades de praticar antes de pedir que redijam sua própria conclusão. A chance de praticar antes de entregar um trabalho valendo nota os deixará mais confiantes na habilidade de finalizar os ensaios com eficiência.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Revisão da apresentação dos temas dos ensaios
  • Ideias para boas conclusões
  • Exemplos de conclusões bem redigidas por outros alunos
  • 1 ou 2 ensaios parciais com as conclusões faltando

Lista completaMinimizar

Instruções

    Como escrever uma conclusão

  1. 1

    Faça uma revisão de como tema do ensaio deve ser apresentado. A apresentação do tema deve ser reformulada e incluída na conclusão, então os alunos precisam ser lembrados dos diferentes ingredientes que fazem parte da apresentação do tema, como o assunto, a atitude do autor em relação ao assunto e os pontos principais que devem ser explorados em um ensaio.

  2. 2

    Explique a importância de uma conclusão. Os alunos devem entender por que os ensaios precisam de conclusões. Você pode pedir ideias aos alunos, escrevê-las na lousa e discuti-las para manter a aula envolvente e interessante. Alguns motivos que você poderá colocar incluem resumir os pontos principais para o leitor, lembrando a ele o que o autor pretendia provar e deixando uma impressão final positiva da obra.

  3. 3

    Dê aos alunos algumas ideias de coisas que podem incorporar em suas conclusões para deixá-las interessantes, como citações do livro. Esclareça que tudo que for usado na conclusão deve estar ligado ao resto do ensaio e aos pontos principais expressados na apresentação do tema.

  4. 4

    Mostre e discuta vários exemplos de conclusões, incluindo algumas de estudantes de outras turmas se possível. Quando estiver expondo as amostras, certifique-se de chamar a atenção para a reafirmação do tema explorado e explique por que cada uma dessas conclusões ficou bem feita. Você poderá mostrar também algumas que deixaram a desejar e pedir aos alunos que identifiquem os problemas.

  5. 5

    Deixe os alunos exercitarem suas habilidades de redigir conclusões individualmente ou em pares. Dê a eles ensaios cuja conclusão está faltando. Solicite que escrevam uma conclusão apropriada e que a leiam em voz alta. Dê um retorno concreto sobre como eles podem melhorar suas conclusões para o trabalho que entregarão.

Dicas & Advertências

  • Ensine aos alunos como redigir a conclusão somente depois de eles terem entendido bem as outras partes do ensaio, para que não se confundam ou se sintam intimidados pelos requisitos de um trabalho desse tipo.
  • Explique a eles quais serão os seus critérios na hora de corrigir e exponha suas expectativas para que eles saibam as instruções claramente quando começarem a redigir.
  • Lembre os alunos de que a conclusão não é o momento de se apresentar novas informações. Esclareça que novos detalhes não podem ser completamente apresentados no curto espaço disponível para a conclusão.
  • Não deixe os alunos simplesmente copiarem na conclusão o tema para análise que apresentaram na introdução.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível