Plano de aula sobre observação e inferência

Escrito por greg ruland | Traduzido por helllen de lima
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Plano de aula sobre observação e inferência
Um plano de aula sobre observação e inferência irá ajudar alunos a entenderem o método científico (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Observação e inferência são duas partes críticas do método científico. Observações são tentativas imparciais de descrever o mundo físico, enquanto inferências são especulações, ou opiniões abalizadas a partir de opiniões para criar hipóteses. Todas podem ser confirmadas ou refutadas através de experimentos, que podem ser ensinados em uma variedade de planos de aula para alunos.

Outras pessoas estão lendo

Inferência pessoal

Peça aos alunos para olharem em volta da sala de aula e procurar uma anormalidade ou algo que os deixem curiosos. Peça a eles que preparem uma explicação para esta observação. Por exemplo, um aluno poderá notar que existem menos colegas de classe presentes naquele dia. Leve o aluno a explicar porque existem menos alunos. Explique que ele acabou de usar observação e inferência.

Moeda

Dê uma moeda estrangeiras aos alunos. Faça com que eles a estudem e faça observações básicas sobre sua iconografia, do que parece ser feita e o que mais eles possam observar. Peça a eles que façam inferências sobre seu valor, seu design e o significado de seus símbolos. Veja como suas hipóteses se comparam à realidade.

Arqueologia

Mostre aos alunos slides, fotos ou um vídeo de um sítio de escavação arqueológica e os artefatos extraídos. Bons artefatos podem incluir ossos ou até mesmo pedaços de cerâmica. Mostre a eles o sítio onde foram coletados. Peça aos alunos para fazerem observações simples sobre o sítio e os artefatos, e pergunte a eles onde eles acham que o sítio está localizado, quais os tipos de ossos são mostrados (se de humanos ou animais) e de que material o artefato fez parte no passado, ou para que ele servia. Veja o quanto suas observações e inferência se aproximam da realidade.

Visita surpresa

Peça a um aluno ou outro membro do corpo docente para fazer uma visita rápida e inesperada à sala de aula com um disfarce. Peça à pessoa para dizer algo surpreendente, como "Certifique-se de trazer suas canetas para o auditório em uma hora". Deixe os alunos descreverem a pessoa que viram e o que estava vestindo. Peça a eles para inferirem o significado da visita. Uma vez que tenha coletado as impressões, veja com qual precisão os alunos conseguiram observar as vestimentas e atributos físicos da pessoa. Esta é uma lição sobre como as percepções e observações podem ser pouco confiáveis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível