Saúde

Plano de cuidados para um paciente que sofreu AVC

Escrito por aksana nikolai | Traduzido por giovana moretti
Plano de cuidados para um paciente que sofreu AVC

Cuide de um paciente que sofreu AVC

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Os efeitos de um AVC — que podem incluir paralisia, fraqueza, perda de equilíbrio e coordenação e dificuldades em falar em pensar —, com frequência, impedem os pacientes de serem capazes de cuidarem de si mesmos. Em muitos casos, tais pacientes passam a precisar da assistência de cuidadores profissionais, membros da família e amigos. Aqueles que estejam se preparando para serem cuidadores devem se familiarizar com as etapas necessárias para criar um ambiente físico e social que promova a segurança e recuperação do paciente.

Outras pessoas estão lendo

Prepação

Muitos pacientes que sofreram AVC não são mais capazes de cuidarem de si mesmos. Equipe sua casa para adequá-la às novas necessidades do paciente. Comece fazendo ajustes no banheiro, o qual, de todos os cômodos da casa, apresenta o maior risco para pessoas que tenham limitações físicas. Instale barras de apoio nas paredes em volta da banheira/box para facilitar o acesso. Aplique decalques antiderrapantes na banheira e no piso do box do chuveiro para adicionar atrito a um chão escorregadio. Um tapete de borracha que aspire a superfície da banheira também pode ser usado de forma semelhante. Pacientes com AVC podem ter dificuldades em entrar e sair da banheira. Instale um banco de transferência, que permite que os usuários deslizem para dentro da banheira mesmo sentados. Para reduzir a necessidade de se abaixar para alcançar o vaso sanitário, invista em um assento de elevação. Coloque esse dispositivo plástico sobre o vaso sanitário ou entre a borda e o assento para que ele fique mais alto. Sobreviventes ao AVC costumam ter problemas em pegar as coisas e fazer movimentos circulares com as mãos, então certifique-se de que sua torneira tenha registros que funcionem como alavancas. O paciente também pode exigir assistência ao se vestir. Obtenha objetos que o ajudem a se vestir, por exemplo, um gancho de botão, um espelho que o paciente possa colocar em volta do pescoço, do sapato ou dos cadarços e um bastão de roupas que ajude o paciente a colocar e alcançar roupas no armário. Tenha em mente que mesmo com esse equipamento, o paciente pode precisar de ajuda para se arrumar e realiza seus cuidados pessoais. Além disso, é uma boa ideia marcar uma visita de algum especialista antes que o paciente receba alta do hospital para se certificar de que nenhum outro ajuste às adaptações da casa seja necessário. O paciente também pode precisar de ajuda para comer, se comunicar e realizar tarefas domésticas e atividades de lazer. Quando der assistência, dê o seu melhor para ajudar o paciente e seguir um curso normal de vida ao, por exemplo, inclui-lo em conversas mesmo que ela tenha problemas em formar as palavras ou conectar ideias.

Monitorando a situação do paciente e do cuidador

Use um sistema de jornal ou calendário para manter o controle diário dos horários e instruções quanto à dieta, descanso, exercícios, consultas de acompanhamento regulares e sessões de terapia de reabilitação do paciente. Seja qual for o sistema que você escolher, é particularmente importante indicar com clareza quando o paciente deve tomar seus medicamentos prescritos e a dosagem correta. Você pode se surpreender ao saber que amigos e família que cuidam de pacientes de AVC também exigem cuidados. Dê uma pausa nas atividades referentes ao paciente para se recuperar física e emocionalmente. Combine com os membros da família e amigos os dias e horários para eles assumirem a responsabilidade e você poder descansar.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media