Como fazer um plano de ensino para pacientes hipertensos?

Escrito por contributing writer | Traduzido por ana carolina prado almeida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um plano de ensino para pacientes hipertensos?
Ajude o seu paciente a controlar a ingestão de sal (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Orientar o paciente é um dos trabalhos mais importantes de uma enfermeira. Quando uma paciente está sentada antes de tentar compreender o novo diagnóstico, ela geralmente quer respostas. Como enfermeira, você precisa saber como montar um plano de ensino apropriado, geral o suficiente para ser modelo para todos os pacientes ou personalizado para cada paciente individual. Aqui estão algumas orientações úteis ao lidar com alguém que possua hipertensão.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Tenha em mente que, quando um paciente é diagnosticado com hipertensão, a primeira coisa que ele precisa entender é que a melhor maneira de controlar a pressão arterial não é através de medicação, mas por meio de fazer as mudanças de estilo de vida necessárias. Em geral, um paciente com hipertensão precisa se certificar de monitorar sua ingestão de sódio, observar o peso, não fumar, ter diabetes sob controle, limitar a ingestão de álcool e fazer exercícios. Isso significa que, como enfermeira, você precisa avaliar os fatores de risco de cada paciente, para personalizar um plano. É importante que o paciente seja capaz de avaliar a própria situação e ver que existe um problema. O ponto de partida é dizer que ele tem que fazer algumas coisas para melhorar sua saúde. No entanto, se ele achar que não tem problema nenhum, então você poderá muito bem ser ignorada. O paciente tem que entender os riscos e as diferentes maneiras de diminuí-los ou eliminá-los.

  2. 2

    Depois de obter a atenção da sua paciente e ela estiver disposta a aprender a fazer as mudanças necessárias, é hora de ensiná-la a diminuir os riscos. A melhor maneira de fazer isso é criar um esboço do seu plano de ensino, que ficará mais ou menos assim:

    I. Hipertensão: uma visão geral a. Fatores de risco modificável e não modificáveis b. Complicações e progressão da doença c. Intervenções eficazes no estilo de vida d. Intervenções medicamentosas

    II. Fatores de risco pessoal a. Lista de questões de avaliação b. Análise conjunta de fatores de risco entre paciente e enfermeira

    III. Planejamento de intervenção a. Metas b. Plano contínuo

  3. 3

    Depois de ter visto todo o plano com o seu paciente, precisará fazê-lo implementar as mudanças recomendadas. A melhor maneira de fazer isso é ensiná-lo passo a passo. Algumas pessoas recomendam oferecer ensinamentos em grupo, para ajudar várias pessoas ao mesmo tempo.

  4. 4

    Com base nos fatores de risco, você criará um plano com a paciente, que a ajudará a manter a pressão arterial sob controle.

  5. 5

    Se o fator de risco for relacionado a dieta e exercício, você recomendará uma dieta pobre em sódio. Lembre-se de que a paciente não poderá se sentir privada de nada. Dê uma olhada em seu consumo diário e mostre as opções mais baixas de sódio. Para ajudar com o peso dela, mostre como é fácil incorporar exercícios já feitos durante o dia -- como estacionar mais longe da porta e caminhar, tomar as escadas, em vez do elevador, e assim por diante.

  6. 6

    Certifique-se de também avaliar os níveis de estresse e técnicas de gerenciamento de estresse da sua paciente. O estresse pode afetar a hipertensão. Certifique-se de dar uma olhada em qualquer outra medicação a que a paciente possa estar ligada. Alguns medicamentos podem elevar a pressão arterial.

Dicas & Advertências

  • Não presuma que a sua paciente será automaticamente receptiva ao seu plano de ação. Às vezes, é preciso uma exasperação da doença, para fazer um paciente entender que algo precisa ser feito.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível