Plano de marketing para um centro de fitness

Escrito por pedro santos
Plano de marketing para um centro de fitness
Um centro de fitness deve estar aberto para públicos de diferentes faixas etárias (Barry Austin/Digital Vision/Getty Images)

Um plano de marketing eficiente deve levar em conta os objetivos de curto e longo prazo de um negócio. Funciona como uma formulação estratégica de planos e metas que devem ser cumpridos com programas de ações claros. Essencial antes de realizar um plano de marketing é analisar e compreender bem as características internas e externas que podem influenciar na empresa. Elementos como o comportamento dos clientes é um dos fatores a serem analisados para um centro de fitness.

Fatores internos e externos

O primeiro passo é a análise do ambiente de que o centro de fitness faz parte. É preciso identificar os fatores internos e externos que influenciam o desempenho da empresa. É importante definir se está localizado em uma área de grande demanda por novos clientes. É preciso saber com clareza o que buscam eventuais consumidores e o que se pode oferecer como diferencial, que pode variar de equipamentos modernos a espaço descontraído.

Plano de marketing para um centro de fitness
Ambiente descontraído é um diferencial para o centro de fitness (Comstock/Comstock/Getty Images)

Comportamento do cliente

Um negócio só funciona quando existem consumidores e clientes em potencial. Para isso, é preciso que o centro de fitness possua atributos que atraiam as pessoas. O segundo passo para o plano de marketing é definir com clareza quem são os clientes - público alvo, faixa etária, motivações e objetivos. Aqui, é importante analisar o mercado, refletindo se há centros de fitness na região, por exemplo. Conhecer bem empresas concorrentes é fundamental para se posicionar frente ao mercado.

Plano de marketing para um centro de fitness
Treinadores e equipamentos de ponta podem atrair clientes em potencial (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Hora de definições

Depois que a fase de análises for encerrada, é hora de refletir sobre o posicionamento da empresa. Que tipo de mudanças será preciso implementar? O que pode ser repensado nas atividades do centro? O plano de marketing pode incluir o lançamento de novos produtos, como novas modalidades de exercícios aeróbicos ou artes marciais. É chegada a hora de definir o que precisa ser alterado e quando. É útil fazer um cronograma com as datas de início, finalização e os recursos necessários.

Plano de marketing para um centro de fitness
A parte do cronograma é a hora de implementar as decisões tomadas depois da fase de análises (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Implementação

Um plano de marketing só está pronto depois da definição das metas e objetivos. É preciso deliberar responsabilidades e cobranças para que as ações sejam executadas com sucesso. A implementação leva em conta os tipos de produtos oferecidos, os fatores necessários e estratégias de comunicação. No caso de um centro de bairro, a divulgação pode ser em anúncios em jornais locais. Já em academias maiores, serão precisas formas de comunicação de maior alcance.

Plano de marketing para um centro de fitness
A implementação do plano é a hora da ação para revitalizar o negócio de uma vez por todas (Getty Images/Lifesize/Getty Images)
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