Plano de marketing para um centro de fitness

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Plano de marketing para um centro de fitness
Um centro de fitness deve estar aberto para públicos de diferentes faixas etárias (Barry Austin/Digital Vision/Getty Images)

Um plano de marketing eficiente deve levar em conta os objetivos de curto e longo prazo de um negócio. Funciona como uma formulação estratégica de planos e metas que devem ser cumpridos com programas de ações claros. Essencial antes de realizar um plano de marketing é analisar e compreender bem as características internas e externas que podem influenciar na empresa. Elementos como o comportamento dos clientes é um dos fatores a serem analisados para um centro de fitness.

Outras pessoas estão lendo

Fatores internos e externos

O primeiro passo é a análise do ambiente de que o centro de fitness faz parte. É preciso identificar os fatores internos e externos que influenciam o desempenho da empresa. É importante definir se está localizado em uma área de grande demanda por novos clientes. É preciso saber com clareza o que buscam eventuais consumidores e o que se pode oferecer como diferencial, que pode variar de equipamentos modernos a espaço descontraído.

Plano de marketing para um centro de fitness
Ambiente descontraído é um diferencial para o centro de fitness (Comstock/Comstock/Getty Images)

Comportamento do cliente

Um negócio só funciona quando existem consumidores e clientes em potencial. Para isso, é preciso que o centro de fitness possua atributos que atraiam as pessoas. O segundo passo para o plano de marketing é definir com clareza quem são os clientes - público alvo, faixa etária, motivações e objetivos. Aqui, é importante analisar o mercado, refletindo se há centros de fitness na região, por exemplo. Conhecer bem empresas concorrentes é fundamental para se posicionar frente ao mercado.

Plano de marketing para um centro de fitness
Treinadores e equipamentos de ponta podem atrair clientes em potencial (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Hora de definições

Depois que a fase de análises for encerrada, é hora de refletir sobre o posicionamento da empresa. Que tipo de mudanças será preciso implementar? O que pode ser repensado nas atividades do centro? O plano de marketing pode incluir o lançamento de novos produtos, como novas modalidades de exercícios aeróbicos ou artes marciais. É chegada a hora de definir o que precisa ser alterado e quando. É útil fazer um cronograma com as datas de início, finalização e os recursos necessários.

Plano de marketing para um centro de fitness
A parte do cronograma é a hora de implementar as decisões tomadas depois da fase de análises (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Implementação

Um plano de marketing só está pronto depois da definição das metas e objetivos. É preciso deliberar responsabilidades e cobranças para que as ações sejam executadas com sucesso. A implementação leva em conta os tipos de produtos oferecidos, os fatores necessários e estratégias de comunicação. No caso de um centro de bairro, a divulgação pode ser em anúncios em jornais locais. Já em academias maiores, serão precisas formas de comunicação de maior alcance.

Plano de marketing para um centro de fitness
A implementação do plano é a hora da ação para revitalizar o negócio de uma vez por todas (Getty Images/Lifesize/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível