Plano de marketing para a indústria têxtil

Escrito por vanessa cross | Traduzido por fabiana silva
Plano de marketing para a indústria têxtil

A indústria têxtil é composta por vários produtos e serviços

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Um plano de marketing para uma empresa do setor têxtil estabelece uma estratégia de mercado específica. Essa tática de mercado identifica metas e objetivos e estabelece ações com prazo específico para atingi-los. Esse setor engloba a concepção e fabricação de produtos têxteis e outros tecidos. Os canais de distribuição incluem os fabricantes, importadores e varejistas. Devido à grande diversidade desses canais, bem como à variedade dos produtos e segmentos de serviços, cada plano de marketing variará muito e será particularmente adaptado às metas e objetivos de cada empresa.

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Metas de marketing

As metas do plano de marketing devem estar alinhadas com os objetivos e metas corporativos globais da empresa. David Meerman Scott, autor do livro "The New Rules of Marketing and PR" (As novas regras de marketing e receita rentável) descreve que a falta de um objetivo de marketing claro pode inviabilizar os melhores esforços, antes de qualquer ação ser efetuada. O crescimento da receita rentável é o objetivo mais importante de qualquer empresa com fins lucrativos. Um fabricante têxtil que desenvolve suas vendas para exportação para o mercado canadense em 5% do faturamento bruto de sua empresa, é um exemplo de objetivo claro de marketing.

Mercado-alvo

Nem todos os clientes são os mesmos. Um mercado-alvo representa um tipo específico de comprador identificado pela empresa como potencialmente interessados em seu produto ou serviço. Esse tipo de mercado pode representar um nicho identificado. Por exemplo, um pequeno fabricante pode adaptar os resultados de sua concepção e produção para o mercado de têxteis para a casa, o que representa um segmento de mercado relativamente grande. O fabricante também pode adaptar suas produções para atender aos consumidores ambientalmente conscientes, como é o caso dos produtos têxteis da marca europeia Ecolabel. Nesse caso, o fabricante pode comercializar produtos tanto para os varejistas gerais no mercado têxtil doméstico, como para os do mercado de produtos ambientais.

Ações de plano de mercado

Uma meta de marketing deve vir acompanhada de ações específicas para a sua realização. Ela deve definir as ações específicas necessárias para conquistar novos clientes e manter os existentes. Por exemplo, o objetivo de negócio de um fabricante da indústria têxtil pode ser aumentar anualmente suas vendas em 15%. As ações correlatas específicas em um plano de marketing podem incluir o aumento do número de participação em feiras, exposições e conferências a fim de identificar pontos de venda específicos, como a exposição internacional da indústria têxtil realizada anualmente na China. Um lucro maior também pode ser conseguido através da redução dos custos de produção. As ações específicas para isso podem incluir diminuir o custo de produtos químicos têxtil, dos suprimentos de tinturaria e de acabamento solicitando propostas de fontes alternativas de fornecedores.

Estratégias de marketing na web

Os novos meios de comunicação criaram novas opções para os planos de marketing. Além das estratégias tradicionais — como participar de feiras e fazer publicidade em meios de comunicação tradicionais —, agora as empresas usam as mídias sociais, vídeos on-line e ferramentas de marketing viral para alcançar seus objetivos. Scott descreve que o "marketing é mais do que apenas publicidade. A receita rentável representa mais do que apenas o público dos principais meios de comunicação". O autor argumenta que os planos de marketing devem mudar de simples "marketing tradicional para as massas" para estratégias dinâmicas que atingem o público através da internet. Com orçamentos de marketing sob um controle mais rigoroso, as indústrias do setor que participam do sistema "empresa a empresa" podem se beneficiar do uso crescente dos novos meios de comunicação, para continuar competitivas e com custos de marketing mais baixos.

NAICS para pesquisa de mercado

O sistema norte-americano de classificação da indústria (NAICS) é o padrão usado pelas agências de estatísticas para classificar os mercados empresariais. Esse órgão divide a produção da indústria têxtil em categorias como carpetes e tapetes, vestuário de malha e tecidos sintéticos. É importante entender as categorias do NAICS para a indústria de vestuário, para desenvolver planos de marketing para o setor. Essas classificações são particularmente úteis para os pesquisadores de mercado, que usam os dados da indústria disponibilizados por meio de recursos como os relatórios industriais atuais do U.S. Census Bureau (agência governamental norte-americana encarregada pelo censo).

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