Planos de aula sobre expressar emoções de maneira saudável

Escrito por cara batema Google | Traduzido por caio nóbrega
Planos de aula sobre expressar emoções de maneira saudável

Atividades como a ioga ajudam a aliviar o estresse

Creatas Images/Creatas/Getty Images

É importante expressar as emoções de forma saudável para aliviar o estresse, melhorar a autoestima e conseguir lidar com os problemas. Nem todo mundo conhece maneiras diferentes de expressar emoções, por isso é essencial ensinar essas habilidades aos estudantes de todas as idades. Se os alunos aprendem a lidar com os problemas de uma forma saudável, eles são mais propensos a utilizar essas habilidades quando surge uma situação estressante.

Outras pessoas estão lendo

Emoções

Introduza a sua série de aulas sobre expressar emoções com uma discussão sobre sentimentos. Alguns alunos mais novos podem precisar aprender os nomes dos sentimentos e o que eles significam. Desenhe rostos com expressões para ajudar a demonstrar o significado das emoções. Leia uma história onde um personagem passa por uma série de emoções e peça a seus alunos para identificar o que ele sente em diferentes partes da história. Você também pode pedir às crianças que utilizem linhas ou outras formas para desenhar as emoções. Ensine a importância de usar a primeira pessoa ao falar sobre o assunto. Eles devem usar frases sobre como se sentem, ao invés de acusar outra pessoa.

Música

O uso de atividades musicais é uma forma ideal de falar de emoções. Peça aos alunos que tragam uma música com a qual eles tenham um laço emocional e discuta as letras em sala de aula. Como alternativa, o professor pode escolher as músicas. Além de falar sobre as letras, pense sobre a batida ou ritmo e o humor geral da música. Use instrumentos musicais para expressar emoções; entregue uma variedade de tambores e outros instrumentos e peça aos seus alunos para representar o som de uma emoção específica. Faça a transição de uma emoção triste para uma feliz para ajudar a levantar o humor.

Escrever

Escrever é uma atividade muito terapêutica. Incentive seus alunos a fazer um diário ou escrever livremente o que eles estão pensando sem parar até que o tempo acabe. Ao falar sobre emoções, peça aos seus alunos para fazer anotações. Por exemplo, eles podem escrever uma lista de coisas que acham estressantes ou uma lista de emoções positivas e negativas. Ver a lista pode tornar os sentimentos mais reais. Os alunos podem escrever uma carta para alguém ou para si mesmos, escrever um poema ou uma história, ou escrever um roteiro para um esquete a ser realizado em sala de aula.

Atividade física

Outra forma de melhorar o humor é através de atividade físicas. Muitos alunos são obrigados a fazer aulas de educação física, e é importante que o professor explique como diferentes exercícios e jogos podem ajudar a aliviar o estresse. A atividade física também leva a um estilo de vida mais saudável em geral. Praticar jogos em grupo ajuda a melhorar a coesão e o sentido de comunidade. O exercício libera substâncias químicas no seu cérebro que melhoram o seu humor. Encoraje os alunos a dar uma caminhada se eles estiverem se sentindo estressados.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media