Mais
×

Planos de aula sobre números pares e ímpares

Ensinar os números pares e ímpares é uma forma eficaz e divertida de ensinar divisões a seus alunos. Eles aprendem que os números pares podem ser divididos por dois e os ímpares não. Os planos de aula estabelecem a base não apenas para a divisão, mas também para outros problemas matemáticos como frações. Além disso, eles não precisam ser muito elaborados, pois os professores geralmente estarão trabalhando com alunos do nível escolar inicial.

Planos de aula sobre números pares e ímpares são uma forma divertida de ensinar matemática a crianças (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Prefácio

Antes de o professor introduzir os números pares e ímpares aos alunos, uma conversa deve ser feita para que ele explique o que esses números significam. Objetos comuns em uma sala de aula, como calendários, podem ser utilizados e você também pode pedir que os alunos levem itens de casa para a classe. Assim, o professor pode pedir aos estudantes que eles digam o que tais números significam para eles.

Utilizando tabelas numéricas

Uma tabela numérica consiste em 100 caixas interconectadas com os números de 1 a 100. O professor instrui os alunos a pintar a caixa com o número 2, deixando a seguinte em branco, pintando a próxima e assim por diante. Ao final do exercício, os estudantes terão identificado os números pares; eles podem repetir a atividade com os ímpares. Esse exercício se torna uma referência para identificar e reforçar os números pares e ímpares.

Atividades em grupo

Há muitas fontes a partir das quais o professor pode ensinar números pares e ímpares e uma delas é a leitura de textos curtos. Você pode procurar livros paradidáticos de matemática que abordem o assunto e fazer uma pequena discussão. Além disso, você pode acrescentar o uso de blocos ou cubos para ajudar os alunos a entender melhor o tema.

Planos de aula sobre números

O professor pode conduzir uma música para cantar com os alunos sobre os números pares e ímpares. Em outras palavras, ele pode fazê-los cantar uma canção que diga, por exemplo, "2, 4, 6 e 8 são os números pares que cantamos até agora... 1, 3, 5 e 7 são números ímpares assim como o 11". Sob essas circunstâncias, os alunos aprendem sobre os números na medida em que cantam, mas também fazem a distinção entre pares e ímpares.

Planilha matemática

O professor pode utilizar planilhas matemáticas para ensinar números pares e ímpares. Por exemplo, ele pode distribuir uma folha com duas colunas. No lado esquerdo, ele pode listar alguns números (tanto pares quanto ímpares), para que os alunos escrevam no lado direito a que grupo eles pertencem.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article