As plantas crescem quando regadas com água gasosa e suco?

Escrito por marlene affeld | Traduzido por luiza g. brando
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As plantas crescem quando regadas com água gasosa e suco?
As plantas produzem açúcar por meio da fotossíntese (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

A água é essencial para a vida das plantas. A indisponibilidade prolongada de água leva ao seu enfraquecimento e morte. Elas requerem água apropriadamente balanceada, nutrientes, água e luz a fim de se desenvolverem e crescerem até a potência máxima. A água é necessária para a fotossíntese e o transporte de nutrientes através do corpo da planta. A fotossíntese é o processo complexo de se utilizar a luz solar para produzir açúcar. Durante décadas, jardineiros curiosos e estudantes de horticultura experimentaram e testaram a influência de vários líquidos no desenvolvimento das plantas. Os experimentos com água gasosa e suco de frutas produzem resultados ambíguos.

Outras pessoas estão lendo

Água gasosa

A água gaseificada contém carbono, sódio, hidrogênio, fósforo, enxofre e potássio, nutrientes vitais para o desenvolvimento saudável das plantas. Como a água gaseificada contém nutrientes, é uma opção melhor para molhar as plantas do que a água destilada ou filtrada cujos nutrientes foram removidos. Quando for regar as plantas do jardim ou de casa, utilize a mesma quantidade de água gaseificada que normalmente usaria caso estivesse utilizando água da torneira.

Suco de fruta

Muitos sucos de fruta comercialmente embalados são feitos a partir do suco concentrado de frutas, água, açúcar ou xarope de milho. Caso esteja regando as plantas com suco de fruta, você deve comprar sucos puros que contenham açúcares naturais. É bom diluir o suco com água.

Temperatura

As plantas crescem com mais eficiência quando a temperatura diurna fica entre 6 ºC e 9 º C mais quente do que a temperatura noturna. As temperaturas mais quentes promovem a fotossíntese e a respiração. As temperaturas mais frias evitam a perda de água, reduzem o consumo de energia e aumentam o armazenamento de açúcar dentro da planta, a qual utiliza o açúcar como energia para crescer. Em temperaturas mais quentes, os produtos produzidos pela fotossíntese podem ser utilizados mais rapidamente do que a planta consegue fabricá-los. Caso elas pareçam apáticas ou murchas, regá-las com uma mistura de açúcar e água gaseificada as reanimará.

Hidratação

As plantas regadas com água açucarada permanecem hidratadas por mais tempo do que as regadas com água da torneira. A água passa por um processo conhecido como osmose. O açúcar, na forma de suco de fruta acrescentado à água, aumenta o potencial osmótico da água. O açúcar adicional pode interferir na habilidade da planta de extrair água do solo. Embora o solo pareça hidratado, a planta pode não ser capaz de absorver hidratação suficiente e mostrar sinais de estar murchando ou folhas caindo. Caso esses sinais de dificuldade apareçam após regar as plantas com água açucarada, enxágue o solo com água limpa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível