Porções recomendadas de cada grupo alimentar para adolescentes

Escrito por amber decourcy | Traduzido por ana claudia bragé
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Porções recomendadas de cada grupo alimentar para adolescentes
Adolescentes não podem comer as mesmas porções de adultos ou de crianças (teen eating strawberry image by Anna Chelnokova from Fotolia.com)

Refeições bem equilibradas são fundamentais para a saúde e o crescimento das crianças. Porções balanceadas e lanches ajudam adolescentes e crianças a manterem-se ativos e saudáveis ao longo do dia. Saber o tamanho correto das porções de cada grupo alimentar evita que os adolescentes comam demais e ajuda a prevenir diabetes, ossos fracos, sobrepeso e outros problemas de saúde.

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Grãos e massas

Pães, cereais, arroz e massas desse grupo proporcionam os carboidratos necessários aos adolescentes para seu crescimento e desenvolvimento. Carboidratos complexos também proporcionam as vitaminas, os minerais e as fibras essenciais. São recomendadas seis a 11 porções desse grupo alimentar diariamente; no entanto, adolescentes devem optar pelos grãos integrais e alimentos de baixo teor de gordura e açúcar. Evite adicionar calorias desnecessárias e gorduras nesse grupo ao usar coberturas e caldas que sejam ricas em calorias.

Frutas e vegetais

Frutas e vegetais frescos proporcionam vitaminas e minerais necessários para ossos saudáveis e podem ajudar a evitar doenças. Sucos de frutas e vegetais que não possuam açúcar adicionado também têm pouca gordura e sódio e podem contar como uma porção. Uma porção de três a cinco vegetais e uma porção de duas a quatro frutas frescas diárias são recomendadas para o crescimento de adolescentes e podem incluir alimentos crus, cozidos ou congelados. Evite saladas de frutas com caldas doces ou açúcar adicionado.

Laticínios e proteínas

Derivados do leite proporcionam as vitaminas, os minerais e as proteínas importantes para o desenvolvimento adequado dos ossos e dentes. Eles são fonte de cálcio, desde que sejam pobres em gordura. As alimentações que não podem incluir laticínios devem usar outras fontes de proteína, como soja, arroz, amêndoas, aveia, leite de coco, feijões, amendoim, entre outros, como nozes e castanha de caju. Os adolescentes devem consumir duas a três porções recomendadas de produtos derivados do leite ou proteína diariamente.

Gorduras, óleos e doces

Gorduras, óleos e doces devem constituir a menor quantidade de consumo diário possível. É recomendado que esse grupo de alimentos represente menos do que 30% da alimentação diária de seu filho, e é encontrado em produtos derivados do leite, carnes e óleo de coco. Escolha alimentos com óleos insaturados, como oliva, amendoim e canola. Dê preferência a carnes magras, derivados de leite pobres em gordura e restrinja os alimentos feitos com grande quantidade de açúcar. É recomendado que adolescentes consumam os alimentos desse grupo com moderação.

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