Como fazer a pose do leão na ioga

Escrito por wirnani garner | Traduzido por mariana dsp
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Como fazer a pose do leão na ioga
Leão (Creative Commons License, by: luxes, copyright: February 2008, Creative Commons License, by: sew liberated, copyright: August 2007)

O leão, ou simhasana, é uma pose da ioga que imita a posição corporal e expressão facial de um leão rugindo. A pose é muito fácil e pode ser reproduzida por adultos e crianças. Ela é única, quando comparada às outras, pois os benefícios são focados nas estruturas do pescoço e do rosto. Ela exercita os músculos faciais e o olhar fixo, ajudando a reduzir distensões oculares. Indivíduos com problemas na garganta, como inflamações ou amidalite, e aqueles que sofrem com tensão nos músculos da mandíbula, também podem observar melhoras.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Colchão de ioga

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Instruções

  1. 1

    Comece ficando ajoelhada, com os joelhos abertos na distância dos ombros. Abaixe o corpo com cuidado e sente-se nos calcanhares. Espalhe os joelhos o quanto puder, mas sem ficar desconfortável, deixando as canelas retas no chão.

  2. 2

    Ajuste a posição da parte superior do corpo. Certifique-se de não ficar mole. Levante o peito o suficiente para ficar ereta e manter a espinha reta, sem arqueá-la.

  3. 3

    Coloque as duas mãos nos joelhos e espalhe os dedos, como as garras dos leões. Lembre-se de não entortar os ombros quando for encostar nos joelhos. Deixe os ombros retos.

  4. 4

    Inspire profundamente. Em seguida, faça simultaneamente os passos a seguir: solte a mandíbula e abra a boca o máximo possível. Estique a língua para fora, deixando a ponta perto do queixo. Mantenha os olhos abertos, vire os olhos para cima, mirando nas suas sobrancelhas, estenda os dedos, e em seguida, expire.

  5. 5

    Sinta o ar passando pelas costas e pela garganta. Sinta a contração da garganta e dos músculos do pescoço (músculo platisma), quando abrir a boca e colocar a língua para fora. Você pode imitar o som de um rugido quando expirar.

  6. 6

    Segure a posição enquanto respira, ou após fazer o rugido, e relaxe. Coloque a língua dentro da boca, feche-a, relaxe os olhos e feche os dedos. Faça essa pose por três vezes, com alguns minutos de intervalo.

Dicas & Advertências

  • Modifique algumas posturas quando fizer a pose novamente. Em vez de olhar para cima, você pode olhar para baixo e fixar-se na ponta do nariz.
  • Em vez de colocar as mãos nos joelhos, você pode se inclinar um pouco para frente para estender os braços e colocar as mãos no chão, na frente dos joelhos.

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