Mais
×

Posso alimentar o meu gato com atum?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Já que gatos adoram peixe, muitas pessoas tentam alimentá-los com atum, especialmente a variedade que vem em lata. Aqui há alguns fatos que qualquer dono de gatos deve saber sobre atum enlatado e seu bichano.

Será que podemos dar atum enlatado ao nosso gatinho? (Laura Drilling/Demand Media)

Atum para consumo humano

Muitas pessoas tentam alimentar seus animais com comida para humanos, achando que estão tratando os gatos como parte da família. A maioria das pessoas tem dado atum enlatado que se destina ao consumo humano. No entanto, isto é uma má ideia, já que este tipo de atum não é bom para os gatos consumirem.

De preferência, não dê atum enlatado ao seu gato (Laura Drilling/Demand Media)

Mercúrio

O peixe geralmente tem mercúrio nele. A quantidade depende das condições da água e a localização do peixe. O mercúrio acumula com o tempo, e dar atum ao seu gato regularmente podem levar à intoxicação por mercúrio.

Altos níveis de mercúrio é um dos motivos de não alimentar seu gato com atum (Laura Drilling/Demand Media)

Falta de nutrição apropriada

O atum enlatado destinado a humanos não possui a nutrição apropriada que um gato precisa, como a vitamina E. De fato, a maioria dos peixes enlatados não possui os nutrientes necessários para um felino. Atum enlatado também não traz nutrientes importantes como o cobre, o ferro e o cálcio.

O atum enlatado não possui os nutrientes necessários para os gatos (Laura Drilling/Demand Media)

Esteatite

A esteatite é uma dolorosa doença intestinal felina. Ela é também conhecida como a doença da gordura amarela. Uma causa da esteatite é o consumo de peixe com alto teor de ácidos graxos não saturados, como o atum.

O atum também pode trazer doenças ao gato (Laura Drilling/Demand Media)

Mau hálito do gato

O efeito colateral menos importante de alimentar seu gato com atum é o mau hálito que ele ficará ao final. Conclusão: ninguém quer seu animal de estimação com mau hálito, então deixe o atum fora da dieta do seu gato.

Evite mau hálito no seu gato (Laura Drilling/Demand Media)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article