×
Loading ...

Como fazer pôsteres do tipo "lambe-lambe"

Atualizado em 21 julho, 2017

A cola de farinha é um tipo de cola popular entre artistas, ativistas e anunciantes. Se você está procurando um adesivo que seja sustentável e livre de ácido para fazer uma colagem simples ou uma série de pôsteres, a cola de farinha é uma alternativa acessível e fácil de fazer em comparação às colas caras compradas em lojas especializadas. Como a cola de papel de parede, a cola de farinha irá aderir completamente o papel na maioria das superfícies planas, além de deixar sua peça com um acabamento rústico. Essa qualidade faz com que a cola de farinha seja uma boa opção para pessoas que pretendem colar grandes obras artísticas feitas em papel, visto que ela é uma cola que abrange toda a superfície da obra.

Instruções

Use farinha de trigo para fazer uma cola para pôsteres eficiente e ecologicamente correta (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

    Fazendo a cola de farinha

  1. Compre farinha de trigo na loja de sua preferência. Os ingredientes simples dessa cola – água e farinha de trigo – são uma alternativa ecologicamente correta em relação aos produtos químicos usados em colas compradas. Outros tipos de farinha também podem ser usados para fazer cola, mas a farinha de trigo já foi comprovada como a mais eficiente para a produção de colas caseiras.

    Loading...
  2. Separe 1/4 de farinha de trigo para cada xícara de água, ou seja, se utilizar quatro xícaras de água, use uma xícara de farinha. Coloque a água e a farinha em recipientes separados.

  3. Ferva a água em uma panela.

  4. Despeje a farinha de trigo na água fervente, misture de vez em quando e quebre os pedaços grudados até que a substância fique lisa e com o aspecto de cola.

  5. Remova a cola de trigo do fogo e despeje em um recipiente portátil.

    Fazendo um pôster

  1. Escolha o seu papel. A cola de farinha de trigo consegue segurar qualquer tipo de papel, desde um papel de carta comum até um jornal com 75 centímetros de largura.

  2. Elabore seu projeto. Use um aplicativo de computador para desenhar e organizar fotos e textos ou, então, faça tudo à mão utilizando um lápis.

  3. Imprima seu projeto final ou finalize o seu projeto feito à mão com marcadores de tinta à base de óleo.

    Colando os pôsteres

  1. Encontre a superfície lisa ou quase lisa na qual você deseja colar seu pôster, como uma parede, por exemplo. O concreto é uma superfície ideal.

  2. Passe a cola na superfície em que você irá colar o pôster usando um pincel ou uma esponja. A cola deverá cobrir toda a área em que o cartaz será fixado.

  3. Coloque o pôster na superfície recém-molhada com a cola.

  4. Passe a cola de farinha utilizando um pincel no pôster que você colou, até que ele fique completamente encharcado de cola.

  5. Após colar o pôster, deixe-o secar por algumas horas.

Loading...

Dicas

  • Adicionar um pouco de açúcar em sua receita pode fazer a cola ter melhor aderência.
  • Para pôsteres maiores, use um rolo de pintura.

Aviso

  • Pôsteres fixados da maneira correta usando a cola de farinha são extremamente difíceis de serem removidos.

O que você precisa

  • Farinha de trigo
  • Água
  • Panela
  • Colher de mexer
  • Papel
  • Marcadores, ou programa de computador e impressora
  • Recipiente com tampa
  • Pincéis ou esponjas de pintura

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...