Como a postura corporal afeta as emoções

Escrito por contributing writer | Traduzido por maria luiza bertoldi bordignon
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como a postura corporal afeta as emoções
A forma que você se posiciona perto das pessoas mostra o que você está sentindo (Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Postura transmite emoções

Sua postura corporal e seus gestos (tanto consciente quanto inconsciente) mostram sentimentos e emoções. Quando apoia a cabeça na mão, passa a imagem de tédio. Quando as costas estão arqueadas, passa confiança. Quando gesticula com as mãos abertas, transmite sinceridade e ser uma pessoa aberta. Quando esconde o rosto com as mãos, demonstra culpa ou vergonha. Colocar as mãos nos quadris demonstra confiança. Sentar apoiado para trás, com a cabeça reta, mostra interesse e atenção, enquanto esfregar o nariz é um gesto de dúvida.

Essas posturas, sejam feitas consciente ou inconscientemente, envolvem as vias nervosas ligadas com a postura, a coordenação e o equilíbrio, regulados no cerebelo. Socialmente, posturas negativas afetam seus relacionamento com as pessoas. Quando os relacionamentos são tensos, você tensiona suas emoções. Se sente desconfortável consigo e com os outros. Assim, as pessoas vão reagir da mesma maneira com você, porque os seres humanos tendem a socializar com pessoas que eles consideram serem confiantes e maduras.

Postura projeta saúde

Postura é importante para determinar não apenas a estética, ela também pode indicar o estado de saúde. Postura pobre pode ser sinal de que algo está errado com você. É possível estar triste, cansado ou emocionalmente chateado.

Os nossos esqueletos e músculos fazem o melhor trabalho possível quando apoiam os órgãos vitais corretamente. Se ceder, a nossa má postura empurra esses órgãos para fora das posições corretas. Colocamos os músculos sob tensão, o que é o oposto do que eles foram feito originalmente para. Músculos alongados e órgãos deslocadas cansam mais rapidamente e trabalham de forma menos eficiente. O corpo inteiro é afetado fisicamente, mentalmente e emocionalmente.

Talvez queira evitar ver um médico por causa da postura, pois você sabe que é apenas "como você é", mas seu corpo pode estar tentando dizer que não está com a saúde boa. Quanto mais cedo decidir arrumar a postura, mais cedo sentirá os benefícios.

Corrigindo postura ruim

Se mudar a sua fisiologia, mudará seu estado emocional. Comece "plantando" os pés no chão. Pise com firmeza e, em seguida, trabalhe o resto,

Empenhe os músculos, a partir das nádegas, para o estômago, para a parte inferior das costas. Vá até a parte superior das costas. Quando arquear as costas, a cabeça deve, naturalmente, alinhar-se com a coluna. O corpo vai encontrar o seu centro natural e todo o peso se distribui uniformemente, de cima para baixo.

Sempre corrija a postura quando estiver se curvando. Quanto mais acostumar o corpo a se corrigir, o mais natural será para caminhar, levantar-se e caminhar da maneira correta. Quando seu corpo se acostumar mais com a postura correta, você ficará mais alerta, mais ativo socialmente, mais confiante e mais estável emocionalmente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível