Principais funções do sistema circulatório humano

Escrito por eric tilden | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Principais funções do sistema circulatório humano
Sistema circulatório do corpo humano (Circulatory System by Mariana Ruiz Villarreal: Wikipedia.com)

O sistema circulatório é um sistema interligado de distribuição de sangue e resíduos que conecta todas as partes do corpo. O sistema inclui o coração e todas artérias, veias, capilares e sangue dentro do corpo. A rede de artérias, veias, capilares e sangue do sistema circulatório medem 96.561 Km

Outras pessoas estão lendo

Finalidade do coração

O coração é o motor do sistema circulatório. É um órgão do tamanho de um punho contendo quatro câmaras separadas por um tecido chamado de septo. As câmaras inferiores são chamadas de ventrículos e as superiores são chamadas de átrios.

A finalidade do coração, como parte do sistema circulatório, é bombear o sangue através de cada vaso sanguíneo do corpo, o que acontece a uma taxa de 100.000 vezes por dia. O sangue venoso flui através do átrio direito, para dentro do ventrículo direito, na veia pulmonar e para os pulmões. O sangue oxigenado flui a partir da veia pulmonar, através do átrio esquerdo, no ventrículo esquerdo para a aorta e para cada parte do corpo.

Finalidade das artérias

O objetivo das artérias em relação ao sistema circulatório é transportar o sangue rico em oxigênio para todos os órgãos principais a fim de fornecer oxigênio, que é vital para manter os tecidos vivos. A artéria pulmonar é a única que transporta sangue oxigenado ao coração. Todas as outras transportam sangue oxigenado para fora do coração. A aorta, a maior artéria do corpo, leva o sangue para fora do coração e vai desde um pouco acima do coração até acima dos órgãos genitais. As artérias diminuem de tamanho gradualmente a fim de se conectarem aos capilares.

Finalidade das veias

A finalidade das veias em relação ao sistema circulatório é transportar sangue para o coração após as células do corpo trocarem resíduos pelo oxigênio do sangue. A veia pulmonar é a única veia que transporta o sangue oxigenado para o coração e os pulmões. A veia cava, a maior do corpo, consolida todo o sangue venoso coletado no corpo e o entrega para a artéria pulmonar.

Finalidade dos capilares e vênulas

A finalidade dos capilares em relação ao sistema circulatório é transportar sangue para pequenas regiões dentro do corpo, como por exemplo, o globo ocular e o lóbulo da orelha. Eles se infiltram nos tecidos, facilitando a troca de oxigênio, nutrientes e água por dióxido de carbono e resíduos. Os capilares se conectam diretamente às artérias para a troca de oxigênio, água e nutrientes e, em seguida, se ligam às vênulas, que são pequenas veias que ligam as veias maiores, transportando dióxido de carbono e resíduos de volta para o coração.

A finalidade do sangue

A finalidade do sangue em relação ao sistema circulatório é transportar oxigênio do sistema respiratório, nutrientes do sistema digestivo, resíduos de todos os tecidos do corpo para o sistema excretor, e resíduos gasosos do sistema respiratório em um ciclo infinito. O sangue transporta células de coagulação capazes de reparar danos chamadas de plaquetas, e glóbulos brancos que combatem doenças chamados de leucócitos. As células vermelhas do sangue transportam oxigênio e dióxido de carbono pelos vasos sanguíneos, suspensos em um líquido com o nome de plasma.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível