Problemas do desenvolvimento urbano

Escrito por lee flamand | Traduzido por josé víctor dias lourenço
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas do desenvolvimento urbano
Desenvolvimento urbano (Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images)

Desenvolvimento urbano é o processo e o planejamento do crescimento de áreas metropolitanas. Problemas no desenvolvimento urbano, normalmente, abordam temas como planejamento urbano, decadência urbana, o efeito do desenvolvimento urbano sobre os ecossistemas, suas consequências sociológicas e os problemas econômicos relativos a todos esses fatores. Ao estudar estas questões, os pesquisadores procuram entender melhor as condições em que as cidades prosperam e sugere políticas pelas quais o desenvolvimento urbano positivo pode ocorrer.

Outras pessoas estão lendo

Habitação

Conforme ocorre o crescimento da população, a necessidade de habitação aumenta. Isto pode ter uma variedade de efeitos sobre o desenvolvimento das comunidades urbanas. Em particular, pode resultar em expansão urbana, que ocorre quando as áreas urbanas começam a se espalhar e invadir comunidades subdesenvolvidas ou rurais. Além disso, se a população cresce em uma cidade que tem uma grande disparidade de riqueza, as condições de vida desiguais tendem a surgir e, com isso, os indivíduos mais pobres, muitas vezes, são forçados a se mudar para as favelas ou outras áreas onde as condições de habitação são precárias.

Problemas do desenvolvimento urbano
Habitação (Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images)

Expansão urbana

A expansão urbana ocorre quando áreas urbanas ou suburbanas com baixas densidades populacionais invadem áreas rurais. Planejadores urbanos salientam que as zonas caracterizadas pela expansão fazem uso mínimo de terra e, geralmente, são carentes de transporte público. A expansão urbana também tende a resultar em preocupantes questões ambientais, pois aqueles que vivem em subúrbios são inclinados a produzir mais poluição. Além disso, a expansão pode ameaçar ou praticamente destruir ecossistemas naturais.

Problemas do desenvolvimento urbano
Expansão urbana (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Decadência urbana e gentrificação

Decadência urbana é quando uma área urbana cai em desordem e abandono, e é, normalmente, acompanhada por crescentes níveis de desemprego, pobreza, crime e marginalização política. Também é caracterizada pelo despovoamento, edifícios abandonados ou condenados, dificuldades de acesso aos serviços sociais. Planejadores urbanos procuram, normalmente, compensar a decadência urbana através da gentrificação, em que os cidadãos mais ricos são convidados a comprar propriedades e investir nos bairros mais pobres sob a suposição de que eles vão ajudar a melhorar as condições para todos na área. No entanto, alguns esforços de gentrificação têm sido criticados por conduzir as pessoas mais pobres para fora da área.

Problemas do desenvolvimento urbano
Decadência urbana (Peter Macdiarmid/Getty Images News/Getty Images)

Desenvolvimento econômico

Conforme as cidades crescem e as lacunas na disparidade de riqueza aumentam, os problemas econômicos surgem. Uma dessas questões é a separação dos ricos e dos pobres em áreas urbanas como resultado da desigualdade de acesso a oportunidades econômicas, resultando na criação de favelas. Favelas são, normalmente, caracterizadas por lenta atividade econômica e falta de oportunidade para os residentes. Quando as pessoas mais ricas e os negócios saem das regiões por causa de valores em declínio da propriedade, isso agrava os problemas dentro de favelas, prendendo, muitas vezes, os residentes em um ciclo de pobreza. Políticas que promovam o desenvolvimento comercial dentro de favelas podem ajudar a aliviar esses problemas.

Problemas do desenvolvimento urbano
Favelas (David McNew/Getty Images News/Getty Images)

Segurança e saneamento

O saneamento é um grande problema para todas as áreas urbanas, porque há muitas pessoas vivendo em estreita proximidade, o que pode levar à propagação de doenças. Além disso, os níveis de criminalidade podem subir junto com a densidade populacional. Para combatê-los, serviços públicos como o de limpeza de ruas ou de coleta de lixo são as coisas mais comuns e básicas implementadas, juntamente com a presença policial reforçada. Os passos que são, com frequência, dados incluem a melhoria da educação em todas as áreas urbanas, o que ajuda a diminuir os níveis de criminalidade e promove medidas simples de saneamento básico.

Problemas do desenvolvimento urbano
Cena de crime na região central da cidade (Mario Tama/Getty Images News/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível