Problemas de saúde causados por umidade no forro das casas

Escrito por sumei fitzgerald | Traduzido por eduardo levy
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas de saúde causados por umidade no forro das casas
Locais úmidos podem abrigar mofo (leaky ceiling 1 image by askthegeek from Fotolia.com)

A umidade no forro das edificações pode ter vários efeitos negativos, de acordo com a Universidade do Tennessee. Os forros úmidos podem enfraquecer as fundações das paredes, encurvar pisos e portas e danificar os sistemas elétricos e mecânicos, além de destruir o isolamento e aumentar a umidade ao longo do edifício, aumentando os custos de energia e reduzindo o valor do imóvel. Pode, ainda, tornar-se terreno fértil para cupins e outras pragas. Mas talvez a pior consequência da umidade no forro sejam os efeitos sobre a saúde dos moradores, pois o mofo resultante causa problemas respiratórios e irritação na pele, além de piorar a asma e despertar alergias, de acordo com estudos da Universidade de Connecticut. Por fim, o mofo pode levar a problemas cognitivos e digestivos e danos neurológicos.

Outras pessoas estão lendo

Alergias e asma

O mofo geralmente provoca alergias e asma, pois os esporos sensibilizam o sistema imunitário e provocam reações inflamatórias, que podem levar a reações alérgicas, tais como congestão nasal, espirros, tosse e dor de garganta. O mofo também pode agravar a asma e mesmo provocar o desenvolvimento dela, em crianças e adultos, de acordo com a pesquisa da Universidade de Connecticut.

Problemas de saúde causados por umidade no forro das casas
Exposição a mofo exacerba a asma (medicine spray for treating asthma isolated image by dinostock from Fotolia.com)

Pneumonia por hipersensibilidade

O mofo causa várias formas de pneumonia por hipersensibilidade. Essa doença é mais comum nas pessoas que trabalham nas áreas de agricultura, metalurgia e madeira, quando inalam partículas estranhas. Os sintomas incluem falta de ar, aperto no peito, calafrios, tosse e fadiga.

Problemas de saúde causados por umidade no forro das casas
Partículas trazidas pelo ar podem causar pneumonia por hipersensibilidade (Dust Particles image by Shribros from Fotolia.com)

Aspergilose broncopulmonar alérgica e sinusite fúngica alérgica

Quando as vias aéreas das pessoas com asma ou fibrose cística são infectadas com fungos da espécie Aspergillus, elas se tornam hipersensíveis a ele e desenvolvem sérios problemas respiratórios. A sinusite fúngica alérgica ocorre quando fungos crescem nos seios nasais e a exposição ao mofo resultante da umidade pode incentivar esse crescimento até o ponto em que o fungo destrói o tecido dos seios nasais, de acordo com os resultados do estudo da Universidade de Connecticut.

Problemas de saúde causados por umidade no forro das casas
Os fungos podem proliferar nas vias aéreas (fungus image by levi from Fotolia.com)

Dermatite alérgica

A exposição ao mofo também pode causar problemas de pele. Alguns estudos sugerem que o mofo pode contribuir para pele seca, coceira e erupções cutâneas, de acordo com a Universidade de Connecticut.

Problemas de saúde causados por umidade no forro das casas
Exposição a mofo pode causar coceira e pele seca (skin image by Robert Kelly from Fotolia.com)

Síndrome tóxica da poeira orgânica

"Síndrome tóxica da poeira orgânica" é um expressão genérica para uma série de doenças que se acredita que são desencadeadas pela inalação de endotoxinas bacterianas ou toxinas fúngicas. Ela é semelhante à gripe; seus sintomas são febre e tosse, mas ela difere da pneumonia por hipersensibilidade por não atuar através de respostas imunes desencadeadas por hipersensibilidade, mas por uma reação imediata . A síndrome pode causar hemorragia pulmonar em recém-nascidos.

Problemas de saúde causados por umidade no forro das casas
Inalação de mofo pode causar hemorragia pulmonar em recém-nascidos (baby image by Diane Stamatelatos from Fotolia.com)

Micotoxinas

As micotoxinas são metabólitos que muitos fungos resultantes do forro úmido podem produzir. São elas que causam o cheiro do mofo e, às vezes, fazem com que fique negro. Elas causam irritação nas mucosas, nos olhos, no nariz, na garganta, na pele e no peito, além de fadiga e dores de cabeça. Alguns estudos sugerem que efeitos neurotóxicos como dificuldade de concentração, perda de memória e alterações da personalidade podem estar relacionados à exposição a mofo e / ou às micotoxinas, de acordo com os pesquisadores da Universidade de Connecticut. Outros compostos não voláteis produzidos pelo mofo podem causar ardor nos olhos, tosse seca, coceira no nariz e na pele. Esses compostos não são oficialmente micotoxinas, mas podem reduzir os anticorpos do nosso sistema imunológico e aumentar o vazamento de células nas vias respiratórias.

Problemas de saúde causados por umidade no forro das casas
O ar carrega o mofo do forro para todo o edifício (building a basement 3 image by Kostyantyn Ivanyshen from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível