Procedimentos substantivos de auditoria para o setor de contas a receber

Escrito por osmond vitez | Traduzido por bruna biagioli
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Procedimentos substantivos de auditoria para o setor de contas a receber
As empresas utilizam a auditoria para certificar que a informação financeira é precisa e representa a natureza verdadeira das transações financeiras (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

As auditorias são revisões internas e externas das informações financeiras da empresa. As empresas utilizam a auditoria para certificar que a informação financeira é precisa e representa a natureza verdadeira das transações financeiras. O contas a receber de uma empresa representa o dinheiro ganho de clientes e consumidores. Os auditores utilizam procedimentos substanciais de auditoria para testar os balanços do contas a receber. Procedimentos substanciais de auditoria são testes diretos que usam informações específicas do sistema de contabilidade e afirmações financeiras da empresa.

Outras pessoas estão lendo

Revisando o processo de contas a receber

O primeiro passo na auditoria de contas a receber de uma empresa é vasculhar a informação original. Os auditores geralmente pegam uma amostra de cliente ou consumidor do registro do contas a receber e revisa a informação original que resultou no balanço atual. Esse é um passo importante, pois as empresas podem facilmente criar balanços fraudulentos apenas adicionando clientes e recebíveis falsos para apoiar o relatório financeiro. Rever a informação original de vendas irá prover aos auditores a informação que as vendas na contabilidade realmente ocorreram, resultando no balanço do contas a receber.

Entrevistando funcionários de contabilidade

Os auditores irão, geralmente, entrevistar os empregados que lidam com contabilidade para determinar quão bem a empresa opera. Os auditores podem pedir para os funcionários que recalculem as informações dos recebíveis e garantam que haja backup suficiente incluído na papelada do cliente. Entrevistar os funcionários também pode ajudar a determinar quanto treinamento é envolvido no processo de contas a receber. A falta de treinamento pode indicar o potencial de erros que ocorrem no processo.

Verificando os balanços com clientes

Outro procedimento importante na auditoria é contatar os principais clientes da empresa e pedir para que eles verifiquem os valores de contas a pagar devido a empresa. Os auditores pegarão essa informação externa e a cruzarão com a informação interna entregue pela empresa. Variações no valor resultarão em futuros testes ou na necessidade de mais informações, para determinar o porquê da variação. Os auditores irão, geralmente, revisar as informações por vários meses para determinar quão bem a empresa funciona em um período estendido de tempo.

Acompanhando o processo de pagamento

Testar o processo de fechamento do contas a receber é outra parte importante do processo. Os auditores revisarão quando a empresa foi paga por bens e serviços e quanto tempo levou para a empresa aplicar o valor recebido para o balanço de recebíveis. Variações entre o montante pago e o montante devido também precisarão ser justificados pela empresa. Os auditores podem precisar revisar os relatórios bancários da empresa para complementar as informações do cliente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível